• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE AULAS SOBRE A INVESTIGAÇÃO DE COR E SUA PERCEPÇÃO À LUZ DA FÍSICA MODERNA
MARCOS DAMIAN SIMAO
DISSERTAÇÃO
22/03/2019

Considerando os desafios para o planejamento de aulas de Física que viabilizem uma aprendizagem com mais significado e possibilitem a inserção de assuntos de Física Moderna e Contemporânea no nível médio da educação básica, desenvolveu-se, neste trabalho, o Produto Educacional intitulado – Cor à Luz da Física Moderna e Contemporânea: uma Proposta de Ensino e Aprendizagem – e sua respectiva análise da aplicação. O Produto foi estruturado na forma de uma unidade didática apresentando: planejamento (plano de unidade e planos de aula); orientações, questionários e registros (com as respostas esperadas para o professor e sem as respostas para o aluno); texto de apoio ao professor sobre os conceitos de luz, cor e percepção; manual de montagem dos aparatos experimentais e materiais diversos; e vídeos, simulador e slides. O referido material contempla um total de seis Momentos, distribuídos em dezesseis aulas, as quais abordam o estudo da cor e sua percepção a partir da investigação de uma situação problema, buscando a participação ativa do aluno, na observação, discussão e elaboração de hipóteses para compreender os conceitos envolvidos na situação apresentada. Todos os Momentos contemplam experiências nas quais os alunos construíram toda a estrutura conceitual para compreender e explicar o fenômeno observado. A unidade didática está fundamentada nas teorias da Aprendizagem Significativa de Ausubel, da Mediação de Vygotsky e da Dialogicidade de Freire como marco referencial teórico. Do ponto de vista da análise da aplicação, pode-se dizer que as experiências e todo o processo possibilitaram maior interação entre professor e alunos, promovendo situações de diálogo, nas quais se constatou a mudança na postura dos alunos para o estudo da Física, notadamente, os alunos demonstraram maior interesse e participação nas aulas, e também indicativos de uma aprendizagem mais efetiva. Desta forma, a proposta apresentada tem grandes perspectivas para a sua plena aplicação, pois apresenta uma organização dinâmica entre teoria e prática, com experimentos diferenciados e versáteis que auxiliaram na evolução do processo de ensino-aprendizagem.

Caixa de Percepções, Cor-luz, Cor-pigmento.
Considering the challenges faced by teachers in the planning of Physics lessons that promote a more meaningful learning to the students and enable the insertion of Modern and Contemporary Physics topics in high school, this material was developed. It is an Educational Product named – Color in the Light of Modern Physics: a Teaching and Learning Proposal – and the respective analysis of its use was also carried out. The product was devised as a teaching unit contaning: planning (unit and lesson plans); instructions; questionnaires and recordings (with the expected answers in the teacher’s version, but without answers in the students’ version); support texts to the teacher including the concepts of light, color and perception; a handbook with instructions to assemble the experimental apparatus and other materials; videos, simulator and slides. This material is divided into six Moments, distributed into sixteen lessons, which approach the study of color and its perception from the investigation of a problem situation, seeking students’ active participation in observation, discussion and elaboration of hypotheses to understand the concepts involved in the situation presented. Each moment includes experiments in which the students could build the whole conceptual framework to understand and explain the phenomenon observed. The teaching unit is based on the Meaningful Learning theories by Ausubel, Vygotsky’s Mediation and Freire’s Dialogicity. From the standpoint of the analysis of this material use, the experiments and the whole process were seen to create greater interaction between teacher and students, promoting situations of dialogue, in which some change was observed in the students’ attitude regarding studying Physics, mainly, students showing greater interest and participation in the lessons as well as indicatives of a more effective learning. Thus, the proposal presented shows high potential for its full application, since it presents a dynamic organization regarding both theory and practice, with different and versatile experiments that helped the evolution of the learning-teaching process.
Perception Box, Color-light, Color-pigment
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ANDRE MAURICIO BRINATTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
COR À LUZ DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer