• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Abordagens potencialmente significativas no ensino fundamental: interação da radiação com a matéria a partir da fenomenotécnica sobrepolarização e birrefringência.
JOSE GILMAR ALVES SANTOS
DISSERTAÇÃO
29/03/2019

Este trabalho tem por objeto as abordagens potencialmente significativas de interação da radiação com a matéria para o 9º ano do Ensino Fundamental por meio de elementos de óptica física e espectroscopia. O referencial didático-pedagógico é a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O referencial teórico da Física abrange a interação da radiação com a matéria com ênfase em ondas eletromagnéticas, para tratar a interferência, a polarização e a birrefringência, e em mecânica newtoniana para tratar a matéria a partir de osciladores harmônicos clássicos. A sequência didática é baseada no losango epistemológico de Méheut e Psillos e está estruturada em oficinas temáticas. Foram realizados experimentos com cristal de calcita, polarizadores, lâminas de acrílico, plásticos e outros materiais. Os kits desenvolvidos para esses experimentos compõem, juntamente com a Sequência Didática, o Produto Educacional desse trabalho. Os resultados apontam, ao final das oficinas, que os alunos obtiveram conhecimentos qualitativos, empíricos e experimentais acerca dos conceitos de polarização de birrefringência.

Ensino de Física. Birrefringência. Ausubel. Luneta de Malus. Polarização da luz.
This work deals with meaningful learning approaches to the interaction of radiation with matter for the 9th year of elementary school through optical physics and spectroscopy. The didactic-pedagogical framework is Ausubel's Meaningful Learning theory. The theoretical framework of Physics covers the interaction of radiation with matter concerning electromagnetic waves, to deal with interference, polarization and birefringence, and Newtonian mechanics to model matter as classical harmonic oscillators. The Teaching-learning sequence is based on the epistemological approach by Méheut and Psillos and is structured in thematic workshops. Experiments were performed with calcite crystal, polaroid and acrylic sheets, plastics and other materials. The kits developed for these experiments comprise, together with the Didactic Sequence, the Educational Product of this work. The results show that pupils obtained qualitative, empirical and experimental knowledge of the concepts of birefringence polarization.
Physics Teaching. Birefringence. Ausubel. Malus’ spyglass. Polarization of light
1
211
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_GILMAR (1).pdf

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

JOSE CARLOS OLIVEIRA DE JESUS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CARLOS OLIVEIRA DE JESUS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer