• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO INFRA VERMELHA NA ATMOSFERA TERRESTRE: O EFEITO ESTUFA.
ALMIRO FERREIRA SANTANA
DISSERTAÇÃO
03/09/2019

O trabalho intitulado “O ensino da física do efeito estufa para alunos do ensino fundamental anos finais” observa, reflete, planeja, dialoga e apresenta para a aplicação, uma proposta de pesquisa, ensino e pesquisa em ensino de conceitos de física, e reelaboração do ensino em uma vertente de aprendizagem significativa dos campos conceituais, tendo como fenômeno de estudo um tema complexo ao tempo tanto quanto importante que é “o efeito estufa” a partir dos conteúdos: Temperatura, Energia(Calor), a interação da radiação infravermelha com a matéria e, neste particular, do modelo do oscilador harmônico clássico e do olhar ampliado ao oscilador quântico, dialogando com algumas informações sobre os gases que compõem o ar e aqueles específicos de efeito estufa(CO2, CH4, N2O, H2O, O3, SF6, ) e de suas implicações na atmosfera e na superfície da Terra. Para tanto, planejou-se, elaborou-se, utilizou-se e aplicou-se, respectivamente: um livro de apoio paradidático intitulado: “A física do efeito estufa - a estufa começa a aquecer?”, uma sequência didática intitulada “a estufa começa a aquecer?”, em 06 encontros de duração, tendo o livro paradidático como produto educacional final e suporte principal para a aplicação da sequência didática , e utilização dos materiais de baixo custo na produção de experimentos no laboratório de ciências, nas modelagens das moléculas dos Gases de Efeito Estufa, utilização do laboratório virtual PHET, e recursos audiovisuais de curta duração, integrados com os recortes da física geral e moderna, tendo como público-alvo uma turma de oitavo ano do antigo fundamental II ,hoje EFAF – Ensino Fundamental Anos Finais, na Escola João Paulo I, segmento particular de ensino em Feira de Santana, Bahia.

Atmosfera;energia, radiação, oscilador, sequência didática, ensino, aprendizagem.
The work entitled “The teaching of greenhouse physics for elementary school students in the final years” observes, reflects, plans, dialogues and presents for the application, a research proposal, teaching and research in the teaching of physics concepts, and re-elaboration of the teaching in a significant learning aspect of the conceptual fields, having as a phenomenon of study a theme as complex to time as important that is “the greenhouse effect” from the contents: Temperature, Energy (Heat), the interaction of infrared radiation with in this respect, from the classical harmonic oscillator model and from the extended look to the quantum oscillator, dialoguing with some information about the gases that compose the air and those specific greenhouse effect (CO2, CH4, N2O, H2O, O3, SF6, ) and their implications for the atmosphere and the surface of the earth. To this end, we designed, elaborated, used and applied, respectively: a paradigmatic support book entitled: “The physics of the greenhouse effect - does the greenhouse start to heat up?”, A didactic sequence entitled “the greenhouse begins to heat up? ”, in 06 meetings, with the paradidmatic book as the final educational product and main support for the application of the didactic sequence, and the use of low cost materials in the production of experiments in the science laboratory, in the modeling of molecules. Greenhouse Gases, use of the PHET virtual laboratory, and short-term audiovisual resources, integrated with the general and modern physics clippings, targeting an eighth grade elementary school class, now EFAF - Elementary School Years Finals, at João Paulo I School, private teaching segment in Feira de Santana, Bahia.
Atmosphere energy, radiation, oscillator, didactic sequence, teaching, learning.
1
167
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final Almiro (pós defesa).pdf

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ELDER SALES TEIXEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELDER SALES TEIXEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A FÍSICA DO EFEITO ESTUFA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer