O trabalho intitulado “O ensino da física do efeito estufa para alunos do ensino fundamental anos finais” observa, reflete, planeja, dialoga e apresenta para a aplicação, uma proposta de pesquisa, ensino e pesquisa em ensino de conceitos de física, e reelaboração do ensino em uma vertente de aprendizagem significativa dos campos conceituais, tendo como fenômeno de estudo um tema complexo ao tempo tanto quanto importante que é “o efeito estufa” a partir dos conteúdos: Temperatura, Energia(Calor), a interação da radiação infravermelha com a matéria e, neste particular, do modelo do oscilador harmônico clássico e do olhar ampliado ao oscilador quântico, dialogando com algumas informações sobre os gases que compõem o ar e aqueles específicos de efeito estufa(CO2, CH4, N2O, H2O, O3, SF6, ) e de suas implicações na atmosfera e na superfície da Terra. Para tanto, planejou-se, elaborou-se, utilizou-se e aplicou-se, respectivamente: um livro de apoio paradidático intitulado: “A física do efeito estufa - a estufa começa a aquecer?”, uma sequência didática intitulada “a estufa começa a aquecer?”, em 06 encontros de duração, tendo o livro paradidático como produto educacional final e suporte principal para a aplicação da sequência didática , e utilização dos materiais de baixo custo na produção de experimentos no laboratório de ciências, nas modelagens das moléculas dos Gases de Efeito Estufa, utilização do laboratório virtual PHET, e recursos audiovisuais de curta duração, integrados com os recortes da física geral e moderna, tendo como público-alvo uma turma de oitavo ano do antigo fundamental II ,hoje EFAF – Ensino Fundamental Anos Finais, na Escola João Paulo I, segmento particular de ensino em Feira de Santana, Bahia.