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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UM JOGO DIGITAL PARA O APOIO AO ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
FRANCISCO AGENOR ALVES MARQUES
DISSERTAÇÃO
06/12/2019

A astronomia é uma área que desperta muito interesse na população, mas o ensino de astronomia ainda é um desafio. Os jogos têm sido usados para tornar o ensino mais interessante para os alunos que cresceram em meio ao uso de tecnologia. O uso de jogos permite um melhor engajamento e participação ativa dos alunos no aprendizado. Esse trabalho apresenta uma proposta de sequência didática, baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), realizada em seis (6) aulas de 50 minutos e que inclui um jogo educativo digital. O jogo digital chamado Cosmopla que tem seu conteúdo voltado para o apoio ao ensino de Astronomia e está disponível na versão Windows e Linux. Esse jogo é composto de oito (8) fases representando os oito (8) planetas do Sistema Solar. No jogo, o aluno deve juntar os elementos que compõem os planetas para cria-lo e posicioná-lo na órbita correta usando sua velocidade de escape. A aplicação dessa sequência didática ocorreu em duas escolas públicas do estado do Ceará em duas turmas de segunda série dessas escolas. O primeiro teste foi realizado na E.E.P.Guiomar Belchior Aguiar localizada no município de Cariré- CE. A segunda aplicação foi realizada na E.E.M. Waldir Leopércio que fica localizada no município de Varjota-CE. Nos dois casos, a sequência didática proposta foi aplicada em sua totalidade e de forma semelhante. Através do pré-teste, pós- teste e avaliação sobre engajamento e percepção de aprendizagem proposta por Savi, foi possível verificar que houve um maior engajamento e crescente nível de aprendizagem do conteúdo e satisfação dos alunos, atingindo assim, uma aprendizagem significativa que foi o principal objetivo desse trabalho.

Cosmopla.Jogo.Astronomia.
Astronomy is an area that arouses much interest in the population, but the teaching of astronomy is still a challenge. Games have been used to make teaching more interesting to students who grew up using technology. Using games allows for better student engagement and active participation in learning. This paper presents a proposal for a didactic sequence, based on Potentially Significant Teaching Units (UEPS), conducted in six (6) 50-minute classes and that includes a digital educational game. The digital game called Cosmopla which has its content aimed at supporting astronomy teaching and is available in both Windows and Linux versions. This game consists of eight (8) stages representing the eight (8) planets of the Solar System. In the game, the student must join the elements that make up the planets to create it and position it in the correct orbit using its escape velocity. The application of this didactic sequence occurred in two public schools in the state of Ceará in two second grade classes of these schools. The first test was performed at E.E.P.Guiomar Belchior Aguiar located in the municipality of Cariré-CE. The second application was performed at E.E.M. Waldir Leopércio which is located in the municipality of Varjota-CE. In both cases, the proposed didactic sequence was fully and similarly applied. Through pre-test, post-test and learning perception and engagement evaluation proposed by Savi, it was possible to verify that there was a greater engagement and increasing level of content learning and student satisfaction, thus achieving a meaningful learning that was the main objective of this work.
Cosmopla. Game. Astronomy
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102
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MNPEF FRANCISCO AGENOR ALVES MARQUES.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE
DANIEL RODRIGUES COSTA MELLO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UM JOGO DIGITAL PARA O APOIO AO ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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