• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Manifestações Artísticas como ferramentas para o ensino de Astronomia
FRANCISCO DE ASSIS SANTOS DE LIMA
DISSERTAÇÃO
27/02/2019

O trabalho consiste numa intervenção didática na disciplina de Física no ensino médio, junto a alunos do 1º ano, tendo como tema gerador a astronomia. Procurou-se trabalhar numa perspectiva interdisciplinar, abordando os conteúdos astronômicos com auxílio de recursos didáticos pesquisados em parceria com outras disciplinas e linguagens, especialmente as linguagens artísticas. Como forma de romper o modelo pedagógico estruturado em torno de aulas expositivas de forte apelo a memória, a proposta consiste em utilizar recursos cênicos como peças de teatro, pinturas, músicas e outras artes gráficas e visuais que possam apoiar ou complementar o estudo de um determinado conceito astronômico. O projeto proposto tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática utilizando manifestações artísticas para trabalhar conteúdos de astronomia nas aulas de Física, cujos conteúdos abordados foram os modelos planetários e os movimentos dos corpos celestes. A sequência ocorreu em quatro aulas que foram divididas em três etapas e finalizou com a exposição das atividades realizadas por todos os alunos. A base teórica da sequência tem como referencial a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Os resultados mostram que a sequência didática desenvolvida, abordando o conteúdo de Física numa perspectiva interdisciplinar, conseguiu motivar mais os alunos em torno da aprendizagem.

Sequência didática. Ensino de física. Astronomia
The work consists of a didactic intervention in the physical discipline of high school, together with students of the 1st year, with astronomy generating theme. We sought to work in an interdisciplinary perspective, approaching the astronomical contents with the aid of didactic resources researched along with other disciplines and languages, especially the artistic languages. As a way of breaking the pedagogical model structured around expositive classes with strong appeal to memory, the proposal consists of working with scenic resources such as plays, paintings, music and other graphic and visual arts that can support or complement the study of a certain astronomical concept. The proposed project has as general objective to present a didactic sequence using artistic manifestations to work astronomy contents in the physics classes. The contents addressed in this work were the planetary models and the movements of the celestial bodies. The sequence took place in four classes that were divided in three stages and finished with the exposition of the work done by all the students. The theoretical basis of the sequence is based on David Ausubel's theory of meaningful learning. The results show that the didactic sequence developed, approaching the content of Physics in an interdisciplinary perspective, was able to motivate the students more about learning.
Didactic sequence. Physics teaching. Astronomy
1
122
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ASSIS.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ELOISA MAIA VIDAL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELOISA MAIA VIDAL Docente - PERMANENTE
ROCICLER OLIVEIRA HOLANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer