• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO CURTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TERMODINÂMICOS PARA O ENSINO MÉDIO
ANTONIO FLAVIO DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
24/05/2019

A proposta deste trabalho foi desenvolver e analisar uma sequência didática, juntamente com um vídeo curto produzido e editado pelo autor, trabalhados com alunos de Ensino Médio durante as aulas de Termodinâmica. O vídeo, constituído por imagens, trechos de vídeos e GIFs, é exibido numa sequência expositiva rápida cujas cenas vêm sincronizadas com uma trilha sonora cativante. Para a edição, foi utilizado o editor de vídeo denominado Movavi. A utilização desta tecnologia no ensino tem o intuito de auxiliar na formação científica dos estudantes, favorecer a aprendizagem significativa dos conteúdos de termodinâmica e aprimorar uma proposta de ensino de Física. O trabalho elaborado se baseou na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e nos Princípios Pedagógicos das TICs. Os estudos realizados buscam analisar dados obtidos através de testes constituídos de perguntas objetivas e subjetivas durante o processo de aplicação do produto educacional, para evidenciar as possíveis contribuições, qualitativas, de uma estratégia metodológica para o ensino de conceitos de Física no tema da Termodinâmica. O conteúdo apresentado no vídeo está relacionado aos conceitos e ao desenvolvimento tecnológico provocado pela aplicabilidade das leis da Termodinâmica. E para que se transforme em conhecimento e gere novas aprendizagens, foi necessário e muito importante o diálogo do professor como mediador no processo. O projeto foi aplicado no ano de 2018 na turma do 2º ano do Ensino médio, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública de ensino, localizado na cidade de Maracanaú-CE. Os resultados alcançados apresentam indícios de um potencial uso do vídeo como apoio ao processo de aprendizagem e de eficácia da metodologia aplicada às aulas.

Vídeo curto. Sequência Didática. Aprendizagem.
The purpose of this paper was to develop and analyze a didactic sequence along with a short video, which after being edited by the teacher was presented to the students during thermodynamics classes. The video, consisting of images, video clips and GIFs, is displayed in a quick expository sequence that comes concomitantly and synchronized with a musical melody. The video editor called Movavi was used for editing. The use of this technology for teaching purposes is intended to assist students in their scientific education, to foster meaningful learning of thermodynamic contents and to improve a physics teaching proposal. The work was based on David Paul Ausubel's Meaningful Learning Theory and the ICT Pedagogical Principles. The studies carried out seek to analyze data obtained through tests consisting of objective and subjective questions during the application process of the educational product, to highlight the possible qualitative contributions of a methodological strategy for the teaching of physics concepts in thermodynamics. The content presented in the video is related to the concepts and technological development caused by the applicability of the thermodynamic laws. And in order to become knowledge and generate new learning, the dialogue of the teacher as a mediator in the process was necessary and very important. The project was applied in 2018 in the class of the 2nd year of high school, at the Full Time High School of the public school, located in the city of Maracanaú-CE. The results show evidence of a potential use of video to support the learning process and the effectiveness of the methodology applied to classes.
Short video. Following teaching. Learning.
1
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ANTÔNIO FLÁVIO.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

CELIO RODRIGUES MUNIZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO CURTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TERMODINÂMICOS PARA O ENSINO MÉDIO TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer