O presente trabalho utiliza-se da metodologia investigativa, através de uma sequência didática que destaca a participação do aluno durante o processo de ensino aprendizagem. A Sequência de Ensino Investigativa (SEI) é baseada em lentes líquidas de foco ajustável, com assuntos que relacionam tecnologia e sociedade e implementa atividades experimentais investigativas como Laboratório Aberto e a Demonstração Investigativa, além de trazer aulas com textos de apoio que desperta o fazer cientifico e envolve a alfabetização científica nos alunos. A lente líquida de foco ajustável desenvolvida é de fácil construção e utiliza materiais acessíveis a qualquer escola. Com essa lente é possível abordar diversos temas sobre as lentes esféricas, e também com vários graus a serem explorados. Com os materiais construídos é possível trabalhar a natureza e classificação das lentes esféricas, as formações de imagens, os índices de refração e suas relações com o meio de imersão, assim como a variação da distância focal e a relação com a sua curvatura, a verificação das equações matemáticas que descrevem o comportamento das lentes esféricas e aulas com várias situações-problemas voltadas para a promoção do conhecimento científico. Ainda desenvolveu-se um modelo didático de olho humano, capaz de demonstrar as principais propriedades refrativas que envolvem um olho real e as suas ametropias, tudo através de simulações manipuladas por um operador, seja ele o professor, ou o aluno. As manipulações dão a oportunidade de verificação do funcionamento da córnea, do cristalino, do globo ocular e da retina e suas finalidades. É possível realizar estudos interdisciplinares (com a biologia). Com os materiais construídos, e aplicados durante a SEI, buscou-se através de: registros em áudios, fotos, questionário pré e pós-teste, e relatórios escritos produzidos pelos alunos, os indícios de desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, assim como, ver indicadores de alfabetização científica. Além dessa análise qualitativa dos resultados, realizou-se o teste estatístico de Wilcoxon, por meio do tratamento quantitativo das respostas dos pré-testes e do pós-testes, para avaliar a ocorrência de ganho de aprendizagem após a aplicação da SEI.