• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM LENTES LÍQUIDAS DE FOCO AJUSTÁVEL PARA O ENSINO DE ÓPTICA
JOAO DIONIZIO DE MELO NETO
DISSERTAÇÃO
18/06/2019

O presente trabalho utiliza-se da metodologia investigativa, através de uma sequência didática que destaca a participação do aluno durante o processo de ensino aprendizagem. A Sequência de Ensino Investigativa (SEI) é baseada em lentes líquidas de foco ajustável, com assuntos que relacionam tecnologia e sociedade e implementa atividades experimentais investigativas como Laboratório Aberto e a Demonstração Investigativa, além de trazer aulas com textos de apoio que desperta o fazer cientifico e envolve a alfabetização científica nos alunos. A lente líquida de foco ajustável desenvolvida é de fácil construção e utiliza materiais acessíveis a qualquer escola. Com essa lente é possível abordar diversos temas sobre as lentes esféricas, e também com vários graus a serem explorados. Com os materiais construídos é possível trabalhar a natureza e classificação das lentes esféricas, as formações de imagens, os índices de refração e suas relações com o meio de imersão, assim como a variação da distância focal e a relação com a sua curvatura, a verificação das equações matemáticas que descrevem o comportamento das lentes esféricas e aulas com várias situações-problemas voltadas para a promoção do conhecimento científico. Ainda desenvolveu-se um modelo didático de olho humano, capaz de demonstrar as principais propriedades refrativas que envolvem um olho real e as suas ametropias, tudo através de simulações manipuladas por um operador, seja ele o professor, ou o aluno. As manipulações dão a oportunidade de verificação do funcionamento da córnea, do cristalino, do globo ocular e da retina e suas finalidades. É possível realizar estudos interdisciplinares (com a biologia). Com os materiais construídos, e aplicados durante a SEI, buscou-se através de: registros em áudios, fotos, questionário pré e pós-teste, e relatórios escritos produzidos pelos alunos, os indícios de desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, assim como, ver indicadores de alfabetização científica. Além dessa análise qualitativa dos resultados, realizou-se o teste estatístico de Wilcoxon, por meio do tratamento quantitativo das respostas dos pré-testes e do pós-testes, para avaliar a ocorrência de ganho de aprendizagem após a aplicação da SEI.

Lentes Líquidas, Ensino Investigativo, Atividades Experimentais
The present work uses the investigative methodology, through a didactic sequence that highlights the participation of the student during the process of teaching learning. The Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS) is based on adjustable focus liquid lenses, with subjects that relate technology and society, and implements experimental investigative activities such as Open Laboratory and Investigative Demonstration, as well as providing classes with supporting texts that awaken the scientific doing and the literacy in students. The built-in adjustable focus liquid lens is easy to build and uses materials accessible to any school. With this lens it is possible to approach several subjects on spherical lenses, and also with various degrees to be explored. With the constructed materials it is possible to work the nature and classification of the spherical lenses, the formations of images, the indices of refraction and its relations with the immersion medium, as well as the variation of the focal distance and the relation with its curvature, the verification of the mathematical equations that describe the behavior of the spherical lenses and classes with several situations-problems aimed at the promotion of scientific knowledge. A didactic model of the human eye has been developed, capable of demonstrating the main refractive properties involving a real eye and its ametropias, all through simulations manipulated by an operator, be it the teacher or the student. The manipulations give the opportunity to verify the functioning of the cornea, the lens, the eyeball and the retina and their purposes. It is possible to conduct interdisciplinary studies (with biology). With the materials constructed, and applied during the IBTS, we searched through audios, photos, pre and post-test questionnaire, and written reports produced by the students, evidence of conceptual, procedural and attitudinal content development, as well as, indicators of scientific literacy. In addition to this qualitative analysis of the results, the Wilcoxon statistical test was performed by means of the quantitative treatment of the pretest and post-test responses to evaluate the occurrence of learning gain after the application of the IBTS.
Liquid Lenses, Inquiry-Based Teaching, Experimental Activities.
1
188
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dionizio_VersaoFinal.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO Docente - PERMANENTE
RUBENS SILVA Docente - PERMANENTE
AFRANIO DE ARAUJO COELHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ABORDAGEM INVESTIGATIVA COM LENTES LÍQUIDAS DE FOCO AJUSTÁVEL PARA O ENSINO DE ÓPTICA TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer