• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Recursos didáticos multissensoriais para o ensino de conceitos de Mecânica Clássica para alunos cegos
MARCELO LAUREANO MARTINS SILVA
DISSERTAÇÃO
28/06/2019

Este trabalho consiste em propor um conjunto de estratégias que proporcionem oportunidades para estudantes com deficiência visual de percepção de representações didáticas de determinadas situações físicas pertinentes ao ensino de conceitos e grandezas fundamentais de Mecânica Clássica. A pesquisa relata aspectos relevantes para efetivação real da inclusão escolar desse público, historicamente negligenciado. Além disso, é apresentada breve abordagem sobre políticas públicas para inclusão escolar e social, desafios no âmbito da formação inclusiva, recursos multissensoriais em consonância com as teorias cognitivas – Aprendizagem Significativa e Múltiplas Inteligências. Como parte desta dissertação, são apresentadas seções com explicações conceituais acerca dos conteúdos de Física propostos. Após isso, há descrição e relato sobre o processo de aplicação dos recursos com estudantes de duas escolas de Ensino Médio da rede estadual cearense, Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Irmão Urbano González Rodriguez, ambas em Fortaleza/CE. Os recursos didáticos propostos neste trabalho são confeccionados de forma simples e cooperativa, utilizando materiais de baixo ou nenhum custo facilmente encontrados, podendo fazer uso de reutilização de outros objetos. Durante os encontros de aplicação, novas ideias e sugestões apresentadas permitiram o aperfeiçoamento e inserção de novas atividades didáticas. Algumas dessas ideias partiram de percepções e experiências de vida relatadas por um dos alunos pesquisados. Constatamos que esse conjunto de recursos e métodos possibilitou satisfatório fator que proporciona maior autonomia desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais de Mecânica Clássica.

Ensino de Física;Inclusão;Sequência Didática
This work propose a set of strategies that provide opportunities for blind students or other ones with visual impairment to perceive didactic representations of situations in physics pertinent to teaching fundamental concepts of Classical Mechanics. The research reports relevant aspects for the effective implementation of the school inclusion of this historically neglected public. In addition, it presents a brief approach on public initiative for school and social inclusion, challenges in the context of inclusive education, multisensory resources in line with cognitive theories - Significant Learning and Multiple Intelligences. As part of this dissertation, sections with conceptual explanations about the proposed Physics contents are presented. After that, there is a description and report on the process of application of the resources with students from two public high schools, under administration of the state of Ceará, Adauto Bezerra and Irmão Urbano González Rodriguez (school in Integral Time), both in Fortaleza / CE. The didactic resources proposed in this work are simple and cooperative, using materials of low or no cost easily found, being able to make use of reutilization of objects. During the application meetings, new ideas and suggestions presented allowed the improvement and insertion of new didactic activities. Some of these ideas came from perceptions and life experiences reported by one of the students surveyed. We found that this set of resources and methods allowed a satisfactory factor that provides greater autonomy of these students in the teaching and learning process of fundamental concepts of Classical Mechanics.
Physics Teaching;Inclusion;Teaching-Learning Sequence
1
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Marcelo_report.pdf.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MARCONY SILVA CUNHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HUGO ROLANDO CHRISTIANSEN Participante Externo
DANUSA MENDES ALMEIDA Docente - PERMANENTE
MARCONY SILVA CUNHA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
RECURSOS DIDÁTICOS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA CLÁSSICA PARA ALUNOS CEGOS TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer