• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS USANDO UMA ANTENA RURAL CONFECCIONADA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
NAILDO FIDELIS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
27/06/2019

O objetivo do presente trabalho é avaliar uma Sequência Didática no estudo do conceito de ondas eletromagnéticas, como uma ferramenta didática facilitadora no Ensino de Física em uma turma do Nível Médio de uma escola pública estadual. A Sequência Didática acima supracitada foi desenvolvida para auxiliar no ensino desse tema, ponderado pela maioria dos alunos, como sendo de difícil entendimento, através do que se sabe a respeito das ondas eletromagnéticas. O trabalho é conduzido, principalmente, pela a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e à luz da metodologia baseada no Pesquisa-ação. Para atingir esse objetivo foi feita uma sequência de ensino, contendo 10 aulas, para ser aplicada aos alunos. Nessa ótica, espera-se que os discentes se tornem mais participadores e criativos. Como resultado, tivemos um retorno positivo, acarretando no educando um maior ganho cognitivo de conhecimentos, aferido no questionário pós-teste. Outro resultado alcançado foi a utilização da antena em uma comunidade rural, com possibilidade para replicação, sendo montada com materiais alternativos. Outrossim, fomentar a utilização dos materiais de baixo custo pelos professores nas suas aulas experimentais.

Ensino de Física.;Sequência Didática.;Aprendizagem
This work aims to assess a Didactic Sequence in the study of the electromagnetic waves concept, as a didactic tool to facilit the Physics teaching in a class of public High School. The Didactic Sequence was developed to auxiliary in this teaching theme, because the most part of the students think it is hard to understand about the electromagnetic waves. The study is mainly conducted by the significant learning theory of David Ausubel and in the light of the methodology in action research. The methodology was based in the action-research, to achieve this aim it was did a sequence with 10 classes to apply with the students. This way, we hope that the students become more participative and creative. As result, we had a positive return, bringing to student a improvement of cognitive knowledges, assessed in the post-test questionnaire. The other result was achieved by the use of the antenna built with alternative materials, in a rural community, with the possibility to replication. Furthermore, is very important to instigate the use of low cost materials by teachers in your experimental classes.
Physics Teaching.;Didactic Sequence.;Learning.
1
93
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

FERNANDO MARTINS DE PAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS USANDO UMA ANTENA RURAL CONFECCIONADA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer