• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
INOVANDO NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA: UM MANUAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRO DE UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FRANCISCO EDUARDO DA SILVA DO CARMO
DISSERTAÇÃO
30/08/2019

Este presente trabalho tem por objetivo o estudo das práticas em eletrostática na perspectiva de uma aprendizagem significativa, utilizando como metodologia o ensino por investigação, já que, possui atributos de ação de prática quanto da pesquisa, onde o professor possui uma autonomia de refletir a relevância do problema e realizar conexões com os conhecimentos prévios dos educandos, ressaltando o papel importante da comunicação entre professor e aluno na elaboração de hipótese sobre o problema, buscando relacionar conteúdos escolares de física com o cotidiano dos alunos de forma dinâmica e consolidada. Os experimentos trabalhados na confecção do manual focalizam que materiais e procedimentos podem ser usados para uma melhor eficiência de resultados, numa perspectiva de Alfabetização Científica (AC) e de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O guia propõe meios, estratégias, orientações para que os discentes possam entender os conteúdos da eletrostática em estudo, pelos docentes durante o ano letivo em um ambiente educacional, de forma a relacionar teoria à prática. Com uma abordagem diferenciada o professor vai tentar ampliar, alterar, modificar sempre que necessário os conhecimentos prévios dos estudantes, na ânsia de alcançar uma melhor assimilação da teoria física em estudo. As práticas poderão instigar os alunos e professores de ciências/física a desenvolver e enriquecer suas competências e habilidades no decorrer do ano letivo. Para que a teoria se conecte com a prática e tenha sentido tanto para os docentes quanto para os discentes, em sua vida, então será necessário buscar na literatura textos que possuam está correlacionado entre as práticas/teorias. Assim, se mostra a educação do século XXI com grandes mudanças por causa do mundo globalizado, despontando a sociedade que ela precisa de sempre mais para avançar. Com estas atividades práticas, a proposta é não apenas ampliar certas fórmulas pré-estabelecidas no livro didático por parte dos alunos, mas buscar reflexões por parte deles em relação ao que estar sendo estudado e como também um exercício profissional competente por parte dos professores que inclui autonomia, capacidade de decisão e criatividade, para que no final possa ser feita uma avaliação reflexiva de verificação da aprendizagem com valores significativos.

Aprendizagem.;Eletrostática.;. Ensino;Física;Práticas.
This work aims to study the practices in electrostatics in the perspective of a meaningful learning, using as methodology research teaching, since it has attributes of practice action as well as research, where the teacher has an autonomy to reflect the relevance of the problem and to make connections with the previous knowledge of the learners, emphasizing the important role of the communication between teacher and student in the elaboration of hypothesis on the problem, trying to relate school contents of physics with the daily life of the students in a dynamic and consolidated way. The experiments carried out in the preparation of the manual focus on what materials and procedures can be used for a better efficiency of results, from the perspective of Scientific Literacy (AC) and Science, Technology, Society and Environment (CTSA). The guide proposes means, strategies, guidelines for students to understand the contents of electrostatics under study, by teachers during the school year in an educational environment, in order to relate theory to practice. With a differentiated approach the teacher will try to extend, change, modify whenever necessary the previous knowledge of the students, in the eagerness to reach a better assimilation of the physical theory under study. Practices may encourage students and teachers of science / physics to develop and enrich their skills and abilities throughout the school year. In order for the theory to connect with practice and to make sense for both teachers and students in their lives, then it will be necessary to search the literature for texts that have correlated between practices / theories. Thus, it shows the education of the XXI century with great changes because of the globalized world, emerging society that she needs ever more to move forward. With these practical activities, the proposal is not only to expand certain formulas pre-established in the textbook by the students, but to seek reflections on the part of them in relation to what is being studied and also a competent professional exercise by the teachers that includes autonomy, decision-making and creativity, so that in the end reflexive assessment of learning with meaningful values can be made.
Learning;Electrostatic.;Teaching.;Physics.;Practices
1
145
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
D1_Eduardo_Carmo.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE
BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INOVANDO NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA: UM MANUAL PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRO DE UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer