• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (28005015011P6)
MUSEU VIRTUAL: intermediação tecnológica do acervo didático para o ensino da História
FERNANDO ANTONIO DA SILVA SESTELO
DISSERTAÇÃO
30/07/2019

Empregar o acervo de um museu didático comunitário na criação de um Museu Virtual, utilizando a memória e história local como instrumentos de afirmação na valorização, na compreensão que o espaço escolar é um lugar de memória, baliza a premissa deste trabalho. E, para além disso, aborda o processo da construção do acervo digital, aplicado à aprendizagem no ensino da História, utilizando a documentação existente em acervo museal na perspectiva da inovação a fim de avaliar suas potencialidades como recurso de intermediação tecnológica disponibilizado em ambiente virtual. É com o acréscimo do embasamento teórico, a partir da inovação tecnológica (LÉVY, 2010), que se apresenta o processo da criação do acervo didático museológico digital da História de um colégio e do bairro de Itapuã, Salvador, BA compreendendo o estudo da memória com Le Goff e Nora, fundamentado nas contribuições do conceito de Acervo (BELLOTTO, 2014), Entrelugares (BHABHA, 1998) e História (LE GOFF, 1996; CERTEAU, 1982). A relevância atribuída a essa pesquisa encontra acolhimento face ao desenvolvimento de metodologias inovadoras e criativas que favoreçam o ensino de História comprometido com a inserção da história local em sala de aula, permeada pelo cotidiano dos alunos e do lugar. Os produtos resultantes desta pesquisa aplicada são a descrição do processo desta investigação e a criação do Museu Virtual.

Acervo didático digital;Ensino da História;Intermediação Tecnológica;Museu Virtual
Utilizar la colección de un museo didáctico comunitario en la creación del Museo Virtual, a partir de la memoria y la historia local como instrumentos de afirmación en la valorización, en el entendimiento de que el espacio escolar es un lugar de la memoria, marca la premisa de este trabajo. Además, se ocupa del proceso de creación de un archivo digital, aplicado al aprendizaje en la enseñanza de la historia utilizando la documentación existente en la colección del museo desde la perspectiva de la innovación para evaluar su potencial como un recurso de intermediación tecnológica disponible en un entorno virtual. Es con la adición de la base teórica de la innovación tecnológica (LÉVY, 2010), que presenta el proceso de creación de la colección didáctica digital de la historia de una universidad y el distrito de Itapuã que comprende el estudio de la memoria con Le Goff y Nora, basado en las aportaciones del concepto de Colección (BELLOTTO, 2014), Entrelugares (BHABHA, 1998) e Historia (LE GOFF, 1996; CERTEAU, 1982). La relevancia atribuida a esta investigación es bienvenida por el desarrollo de metodologías innovadoras y creativas que favorecen la enseñanza de la historia comprometida con la inserción de la historia local en el aula, impregnada de la vida cotidiana de los estudiantes y el lugar. Los productos resultantes de esta investigación aplicada son la descripción del proceso de esta investigación y la creación del Museo Virtual.
Colección digital didáctica;Enseñanza de la Historia;La intermediación tecnológica;Museo Virtual
Único
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
FERNANDO ANTONIO DA SILVA SESTELO.pdf

Contexto

PROCESSOS TECNOLÓGICOS E REDES SOCIAIS
EDUCAÇÃO, PROCESSOS TECNOLÓGICOS E REDES SOCIAIS
AGENDA ACERVO DIGITAL REDEPUB: História e Memória em rede de espaços públicos educativos na Bahia

Banca Examinadora

JOSE ANTONIO CARNEIRO LEAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA INES CORREA MARQUES Participante Externo
JOSE ANTONIO CARNEIRO LEAO Docente - PERMANENTE
CELESTE MARIA PACHECO DE ANDRADE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ACERVO DIDÁTICO COMUNITÁRIO: UM ENSAIO EM TECNOLOGIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA NO ENSINO DA HISTÓRIA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
AGENDA REDEPUB E INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA NO ESTUDO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM REDE TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
MUSEU VIRTUAL: INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA DO ACERVO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
LIVES GEOTEC CONVIDA E ITINERÂNCIAS FORMATIVAS TÉCNICA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO
AGENDA REDEPUB E INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA NO ESTUDO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM REDE BIBLIOGRÁFICA LIVRO
ACERVO DIDÁTICO COMUNITÁRIO: UM ENSAIO EM TECNOLOGIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA NO ENSINO DA HISTÓRIA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
PORTAL AGENDA REDEPUB: HISTÓRIA E MEMÓRIA EM REDE DE ESPAÇOS PÚBLICOS EDUCATIVOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
INTERMEDIAÇÃO TECNOLOGICA DE ENTRELUGARES NO ENSINO DA HISTÓRIA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
AGENDA REDEPUB E INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DE POLITICA PÚBLICA NO ESTUDA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM REDE. TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
MUSEU VIRTUAL MDCI TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer