O tabagismo, o etilismo, infecção pelo vírus do papiloma humano, radiações, bem como más condições de saúde bucal, são alguns dos fatores de risco associados ao carcinoma de boca e orofaringe. No município de Iguatu, no Estado do Ceará, há uma alta demanda e baixa oferta de ações e serviços odontológicos, com priorização de atendimento aos segmentos mais jovens da população, ou seja, crianças e adolescentes, de modo que grupos populacionais de faixas etárias mais elevadas, como os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Assentamento Sítio Aracaju, no município de Iguatu, não dispõem de uma adequada atenção odontológica; por outro lado, esses homens e mulheres do campo, ao executarem as atividades expostos às radiações ultravioletas da luz solar, estão entre os grupos de risco para o câncer de pele e câncer de lábio. Nesse sentido, para uma melhor saúde bucal da população, medidas simples como garantir o acesso a informações sobre a doença e visitas regulares ao cirurgião dentista podem prevenir ou possibilitar a detecção precoce da lesão cancerosa que, se diagnosticada tardiamente, pode ser letal. Assim, o estudo consiste na elaboração de uma ação educativa em saúde sobre câncer de boca para trabalhadores e trabalhadoras do campo do Assentamento Rural Sítio Aracaju, município de Iguatu, Estado do Ceará, como meio de contribuir para a formação humana integral desses homens e mulheres do campo afastados da educação formal. Formulamos como problema qual seria o impacto na percepção de conhecimentos e nas atitudes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Assentamento Sítio Aracaju da prática educativa em saúde sobre a temática câncer bucal, a partir de uma abordagem sociocultural, fundamentada na educação popular de Paulo Freire e na pedagogia da problematização de Bordenave. Os objetivos do estudo foram promover atividade educativa em saúde com a temática câncer bucal, como ação de extensão, adaptada à realidade sociocultural, participativa e colaborativa, a partir dos saberes dos sujeitos envolvidos, no sentido de favorecer a autonomia e a participação social, de modo que se percebam corresponsáveis pela própria saúde e da coletividade; e elaborar, como produto educacional, um projeto de extensão de natureza educativa acerca da temática câncer bucal para trabalhadores e trabalhadoras do campo. Partimos da concepção de saúde condicionada e determinada por fatores estruturais, como fatores sociais, econômicos, ambientais etc.; e utilizamos a educação popular de Paulo Freire como substrato e sobre ela apoiamos a pedagogia da problematização de Juan Díaz Bordenave, desenvolvendo a roda de conversa em torno do arcabouço metodológico do Arco de Maguerez. Executamos uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, desenvolvida com trabalhadores e trabalhadoras do campo, no Assentamento Sítio Aracaju, município de Iguatu, Estado do Ceará e utilizamos como ferramentas de coleta de dados, formulário, observação direta assistemática e entrevistas. Constatamos que os conhecimentos dos participantes sobre o tema foram ampliados e que aumentou o interesse pela saúde bucal e por eventos dessa natureza. Por fim, desenvolvemos como produto educacional um projeto de extensão para ser utilizado nos demais assentamentos do município de Iguatu, Estado do Ceará.