• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (22003010012P3)
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES TRANSMITIDAS POR CONTATO: ESTUDO EXPERIMENTAL RANDOMIZADO CONTROLADO
NATALIA PIMENTEL GOMES SOUZA
TESE
06/12/2019

O estudo teve como objetivo geral avaliar a eficácia da cartilha educativa no conhecimento, atitude e prática de acompanhantes sobre isolamento de contato. Trata-se de estudo com métodos mistos com duas etapas: estudo metodológico e estudo experimental randomizado controlado (EERC). O estudo metodológico foi desenvolvido mediante levantamento bibliográfico (revisão de literatura, encontro grupal e entrevistas com acompanhantes); elaboração do material educativo; validação de conteúdo e aparência com 17 juízes e validação de aparência com sete acompanhantes. Os dados dessa fase foram analisados de forma descritiva e considerando índice de concordância de 80% entre as respostas. O EERC foi realizado com 54 acompanhantes de um hospital universitário de Fortaleza-CE, sendo 28 do grupo intervenção (GI), que recebiam a cartilha, e 26 do grupo controle (GC), que recebiam somente orientações verbais. O desfecho (conhecimento, atitude e prática) foi associado às variáveis sóciodemográficas e as relacionadas ao isolamento de contato. Para avaliação da mudança no desfecho, antes e após a intervenção de ambos os grupos, optou-se pelo Teste de Wilcoxon, e para a comparação do pós intervenção entre os grupos foi utilizado o Teste Mann-Whitney. Fixou-se o nível de significância menor ou igual a 5% (p<0,05) para avaliação da eficácia da cartilha. A maioria dos itens avaliativos da cartilha obteve índices de concordâncias acima do preconizado para esse estudo. As alterações foram realizadas conforme as sugestões dos juízes, dando origem a segunda versão da cartilha submetida a validação de aparência pelo público-alvo, culminando em modificações na capa e na linguagem da cartilha. O grupo de acompanhantes que participou do EERC caracterizou-se por maioria do gênero feminino, na faixa etária entre 36 e 60 anos de idade, com escolaridade entre ensino fundamental completo e ensino médio incompleto, com renda familiar de até um salário mínimo. Não houve diferença significativa das variáveis entre os grupos (p>0,05), tratando-se de grupos homogêneos. Houve melhora, embora sem significância estatística, em 11 itens do domínio conhecimento no GI, e oito itens no GC. Houve melhora de dois itens do domínio atitude no GI e no GC, sendo a pergunta 19 com significância estatística nos dois grupos. Em relação ao domínio prática, o GI melhorou em quatro itens e o GC, em sete. Apenas a pergunta 23 com significância estatística em GI. A faixa etária de 36-60 anos, o fato de ter recebido orientações e o isolamento confirmado 8 tiveram associações significativas com a atitude pós no geral. O fato de já ter acompanhado paciente hospitalizado e o isolamento de contato confirmado melhoraram a prática pós intervenção no geral de forma significativa. O estudo alcançou seu objetivo de construir e validar a cartilha “Conversando sobre isolamento de contato” através da demonstração dos índices de concordância entre os juízes especialistas e o público-alvo, para ser utilizada pelos enfermeiros no manejo de acompanhantes de pacientes em isolamento de contato no ambiente hospitalar. Os acompanhantes dos pacientes participantes do GI tiveram mudanças no conhecimento, atitude e prática relacionados à prevenção de infecções transmitidas por contato em 17 itens do CAP.

Cuidados de Enfermagem;Tecnologia Educacional;Controle de Infecções;Segurança do Paciente
The aim of the study was to evaluate the effectiveness of the educational booklet in the knowledge, attitude and practice of caregivers about contact isolation. This is a two-step mixed method study: methodological study and randomized controlled trial (EERC). The methodological study was developed through literature review (literature review, group meeting and interviews with companions); elaboration of educational material; content and appearance validation with 17 judges and appearance validation with seven companions. Data from this phase were analyzed descriptively and considering an agreement rate of 80% between the answers. The EERC was performed with 54 companions from a university hospital in Fortaleza-CE, being 28 from the intervention group (IG), who received the primer, and 26 from the control group (CG), who received verbal instructions only. The outcome (knowledge, attitude and practice) was associated with sociodemographic variables and those related to contact isolation. To evaluate the change in outcome before and after the intervention of both groups, the Wilcoxon test was chosen, and to compare the post intervention between groups, the Mann-Whitney test was used. Significance level lower than or equal to 5% (p <0.05) was set to assess the effectiveness of the primer. Most of the evaluative items in the booklet obtained agreement indexes above those recommended for this study. The changes were made according to the judges' suggestions, giving rise to the second version of the booklet subjected to appearance validation by the target audience, culminating in changes to the cover and the language of the booklet. The group of companions who participated in the EERC was characterized by a majority of females, aged between 36 and 60 years old, with education between complete elementary school and incomplete high school, with family income of up to one minimum wage. There was no significant difference of variables between groups (p> 0.05) for homogeneous groups. There was improvement, although not statistically significant, in 11 items of the knowledge domain in the IG, and eight items in the CG. There was an improvement of two attitude domain items in IG and CG, with question 19 with statistical significance in both groups. Regarding the practical domain, IG improved in four items and CG in seven. Only question 23 with statistical significance in IG. The age group of 36-60 years, having received guidance and confirmed isolation had significant associations with posture attitude overall. Having already followed a hospitalized patient and 10 confirmed contact isolation improved post-intervention practice overall significantly. The study achieved its goal of constructing and validating the booklet “Talking about contact isolation” by demonstrating the agreement rates between expert judges and the target audience, to be used by nurses in the management of patients in contact isolation. in the hospital environment. The caregivers of IG participants had changes in knowledge, attitude and practice related to the prevention of contact-transmitted infections in 17 CAP items.
Nursing Care;Educational Technology;Infection Control;Patient Safety
1
150
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE_NATÁLIA (2).pdf

Contexto

CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE
POLÍTICAS, PRÁTICAS E GESTÃO PARA O CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM E SAÚDE
-

Banca Examinadora

MARIA LUCIA DUARTE PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RHANNA EMANUELA FONTENELE LIMA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
ELIZABETH MESQUITA MELO Participante Externo
MARIA LUCIA DUARTE PEREIRA Docente - PERMANENTE
PAULO CESAR DE ALMEIDA Docente - PERMANENTE
PATRICIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer