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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
REALIDADES TRANSFORMABLES: Grupo de alunos uruguaios de um campus binacional
MARTHA FERVENZA RIBEIRO
DISSERTAÇÃO
26/05/2020

Este trabalho foi realizado como exigência acadêmica para o programa de Mestrado Profissional – ProfEP. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas, rodas de conversa e observação participante com estudantes uruguaios do ensino médio integrado do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Santana do Livramento. Este campus é binacional e trabalha com Educação Profissional e Tecnológica com estudantes brasileiros e uruguaios da fronteira Brasil (Santana do Livramento) e Uruguai (Rivera). Foram ouvidos os estudantes que relataram sobre suas vivências em um Instituto Federal de outro país, e os motivos que levam alguns estudantes à evasão ou repetência. Em virtude dos dados pesquisados, foi construído um produto – no caso, um grupo operativo com os estudantes uruguaios do Ensino Médio Integrado, sob o objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento, resultando na adesão de vários estudantes que conseguiram exprimir experiências e sentimentos. Percebeu-se, então, que estes estudantes, mesmo ligados afetivamente ao campus, evadem por motivos distintos, tais como não sentir afinidade com o curso que escolheram, encontrar dificuldades em continuar os estudos e abreviar o tempo para ingressar em uma universidade uruguaia.

Binacional.;Estudantes uruguaios.;Ensino Profissional Médio Técnico Integrado.
Este paper fue realizado como exigencia académica para el programa de Maestría Profesional – ProfEPT. Fué creada una investigación cualitativa, con uso de entrevistas, charlas y observación participante con estudiantes uruguayos de nivel secundario del Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Santana do Livramento. Este campus es binacional y trabaja con Educación Profesional y Tecnológica con estudiantes brasileños y uruguayos de la frontera de Brasil (Santana do Livramento) y Uruguay (Rivera). Fueron atendidos los estudiantes que contaron sobre sus experiencias estudiando en un Instituto Federal en otro país, y cuales motivos llevan algunos de los estudiantes a repetir o abandonar los estudios. Debido a los datos levantados, fue emprendido un producto – un grupo operativo con los estudiantes uruguayos secundarios, con la propuesta de ofrecerles un lugar en que se sientan atendidos e integrados, resultando en la adhesión de varios estudiantes que pudieron expresar experiencias y sentimientos. Fue observado que estos estudiantes, mismo que hubieran criado lazos afectivos con el campus, fijaron sus estudios allí por factores distintos, como no gustarles el curso elegido, tener dificultades para progresar en los estudios y abreviar el tiempo para ingreso a la universidad uruguaya.
Binacional.;Estudiantes Uruguayos.;Ensino Médio Integrado.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Defesa2.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

PATRICIA MENDES CALIXTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA RAQUEL CAETANO Docente - PERMANENTE
PATRICIA MENDES CALIXTO Docente - PERMANENTE
JAIRA DOS SANTOS COELHO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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