Atualmente estamos em processo de implementação da BNCC no Ensino Fundamental
nas escolas. A BNCC, documento norteador mais recente, aponta que o ensino de
Ciências Naturais deve ter como ponto de partida questões desafiadoras e investigativas
a reflexão sobre o meio que os alunos vivem e seus conhecimentos. Considerando a
indicação de um ensino pautado em questões investigativas na BNCC, propomos a
questão de investigação: Em que aspectos uma abordagem da temática de transformação
de energia, sob uma perspectiva investigativa, se alinha e contribui com a formação de
habilidades previstas na BNCC? A partir disso, o presente estudo expõe atividades
pautadas no ensino por investigação, implementadas em duas turmas, uma do sexto ano
e outra do oitavo ano do Ensino Fundamental com o tema energia termoelétrica. O ensino
por investigação promove a autonomia intelectual e crítica do aluno, através de atividades
onde é o protagonista na resolução de problemas. Promove o conhecimento científico e
uma transformação de atitudes. Por meio da reflexão e discussão com os colegas, ele é
instigado a relacionar os conceitos estabelecidos no seu cotidiano e o fazer científico.
Nesse processo, foram analisados o histórico e os documentos oficiais norteadores
relacionados ao ensino de ciências, foi realizado o levantamento bibliográfico das
abordagens do tema Transformação de Energia no EF e organizado um conjunto de
atividades para o desenvolvimento do conceito de transformação de energia de forma
investigativa. Tais atividades foram implementadas em turmas de 6º ano e posteriormente
em 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e analisadas em cinco categorias:
Apropriação do problema, busca de informações em diferentes fontes, interação entre os
alunos e entre alunos e o professor e comunicação. A apropriação do problema foi
verificada através da participação ativa dos alunos nas atividades, em que, elaboraram
hipóteses, discutiram, se envolveram na resolução discutindo e refletindo sobre o
problema. Durante as atividades, os alunos consultaram diferentes fontes de informações
como, textos e vídeos indicados pela professora, livro e sites online que os mesmos
buscaram para realização das atividades e ainda, reconheceram a importância da pesquisa
em diferentes fontes no processo. Interações discursivas foram estabelecidas em todas as
etapas das atividades, entre os alunos e entre alunos e o professor e, através das atividades,
os alunos puderam comunicar suas novas ideias. Portanto, as atividades investigativas
implementadas embasadas no Ensino por Investigação estão em consonância com o
proposto pela BNCC. Entretanto, esse não é um processo banal, e deve ser realizado com
ressalva. Especialmente, para que a prática docente não seja mais uma vez focada apenas
no repasse de conhecimentos e processos científicos, como foi observado neste estudo,
em que, ao analisarmos a BNCC constatamos enfoque na exposição de conteúdos. O
documento indica a investigação, mas nas habilidades é possível observar foco em
atividades que envolvem o trabalho com dados e elaborações de explicações, enquanto
atividades essenciais do processo investigativo como elaboração de problemas e
intervenções ficam em segundo plano. Para contribuir com a prática docente, esta
dissertação de mestrado profissional apresenta um caderno pedagógico descrevendo as
atividades investigativas implementas com o tema transformação de energia.