• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Laser como tema gerador no Ensino Básico (À LUZ DA QUÂNTICA)
PEDRO AMERICO DE SANTANA SILVA LOPES
DISSERTAÇÃO
03/09/2019

O presente trabalho desenvolveu um produto educacional, articulado a uma sequência didática, com objetivo de promover a inclusão de conceitos formulados no campo da Física Quântica para o ensino de Física no Ensino Médio, usando o Laser como tema gerador. A base conceitual tem como referentes pedagógicos as orientações de Paulo Freire, relacionadas a prática educativa, as experiências e métodos dos Três Momentos Pedagógicos, como referência para a sequência didática, e os conceitos de modelos mentais desenvolvidos por Johnson-Laird para análise do processo de aprendizagem. Estes três referentes, com suas respectivas teorias de ensino e de aprendizagem, contribuem para construção de uma Sequência Didática com objetivo de promover a organização do conhecimento em Física Quântica, com foco na definição de Emissão Estimulada da Radiação para funcionamento do Laser. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada uma Revista (Amplitude do Laser), como produto educacional mediador do diálogo, aplicando estratégias pedagógicas para a diferenciação dos modelos mentais e modelos conceituais dos estudantes, buscando promover a aplicação do conhecimento científico e sua relevância na vida em sociedade. Compreendemos, portanto, que foi possível demostrar que a aplicação do produto educacional, conduzida pela sua sequência didática, contribui com a inserção de forma diferenciada de conceitos antes distantes do ambiente escolar, no qual, o processo de diálogo e mediação dos debates estimulou a participação e o interesse dos estudantes, que relacionaram o conteúdo aprendido com sua forma de ver e interpretar o mundo.

Ensino de Física;Física Quântica;Modelos Mentais;3MP;Paulo Freire
The present work developed an educational product, articulated to a didactic sequence, with the objective of promoting the inclusion of concepts formulated in the field of Quantum Physics for the teaching of Physics in high school, using laser as a generating theme. The conceptual basis has as pedagogical references the orientations of Paulo Freire, related to educational practice, the experiences and methods of the Three Pedagogical Moments, as a reference for the didactic sequence, and the concepts of mental models developed by Johnson-Laird for the analysis of the learning process. These three referents, with their respective theories of teaching and learning, contribute to the construction of a Didactic Sequence with the objective of promoting the organization of knowledge in quantum physics, focusing on the definition of Stimulated Emission of Radiation for laser operation. To achieve the proposed objective, a Journal (Laser Amplitude) was used as an educational product mediating dialogue, applying pedagogical strategies for the differentiation of mental models and conceptual models of students, seeking to promote the application of scientific knowledge and its relevance in life in society. We understand, therefore, that it was possible to show that the application of the educational product, conducted by its didactic sequence, contributes to the insertion in a differentiated way of concepts previously distant from the school environment, in which the process of dialogue and mediation of debates stimulated the participation and interest of students, who related the content learned with their way of seeing and interpreting the world.
Teaching Physics;Quantum Physics;Mental Models;3MP;Paulo Freire
1
244
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

FRANZ PETER ALVES FARIAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANZ PETER ALVES FARIAS Docente - PERMANENTE
JOSE CARLOS OLIVEIRA DE JESUS Docente - PERMANENTE
IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
LASER COMO TEMA GERADOR NO ENSINO BÁSICO (À LUZ DA QUÂNTICA) TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer