• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA ESCOLA
CHRYSTIANNE KERLENN VANDERLEY SOBRAL
DISSERTAÇÃO
28/04/2020

A pesquisa parte de inquietações a respeito do que efetivamente estamos avaliando, como avaliamos, o que pretendemos com essa avaliação e o que o estudante fará com este resultado para melhorar sua aprendizagem. Sendo assim, delimitamos como problema: como tratar os desafios presentes na avaliação das aulas de Educação Física do Ensino Médio? Nosso objetivo geral foi analisar os limites e as possibilidades presentes em um processo de avaliação de aulas de Educação Física de uma turma de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em duas etapas: uma revisão da literatura, onde situamos as discussões sobre avaliação na Educação e na Educação Física e uma pesquisa de campo, onde realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do Ensino Médio de uma Escola da Rede de Ensino da Paraíba, situada em Campina Grande. Recorremos a três instrumentos: entrevista com dois gestores da instituição, com o intuito de compreender o sistema de avaliação da escola; diário de campo das aulas do 4° bimestre de 2019 com a turma do 3°ano C; e um questionário com os estudantes participantes, para reconhecer o processo avaliativo. Para a análise de dados recorremos a uma análise descritiva, descrevendo com densidade ações desenvolvidas através de narrativas das aulas. Reconhecemos que refletir sobre uma avaliação em Educação Física que procure desenvolver meios próprios de avaliar, mas que também utiliza instrumentos comuns aos outros componentes mostra-se como um desafio. Percebemos que ao repensar a avaliação nas nossas aulas, a partir do reconhecimento do par dialético objetivo/avaliação, recorrendo a uma diversidade de instrumentos de avaliação, permitimos que os mesmos compreendam como chegamos a uma nota ou conceito e seu processo de aprendizagem. Ao (re)pensar a prática pedagógica, observamos que para avaliar é necessário que os estudantes reconheçam que este componente possui um conteúdo com inúmeras especificidades e é necessário que o(a) professor(a) utilize diversas formas de avaliá-los.

Avaliação;Ensino Médio;Educação Física.
This research arises from concerns on the effectiveness of evaluation about issues such as how we evaluate, what is intended with the evaluation and what students might do to improve their learning. Thus, we define the problem: How do we handle the evaluating challenges in High School Physical Education (P.E.) classes? Our main objective was to analyse the possibilities and limits of the evaluation process of P.E. classes of a high school group in a public school in Paraíba. It is a qualitative research which happened in two stages: a literature review that aimed to situate the discussions of the academic community about evaluation in P.E. and a field research in which we conducted an action-research with a high school group in a public school located in Campina Grande, Paraíba. We used three instruments to register the information of the research: an interview with two of the school managers, in order to understand the school's evaluation system; the 2019 diary of the fourth term class development with the group C of high school third-graders; and a questionnaire with the participante students to recognize the evaluative process. To approach the data we did a thorough descriptive analysis of all the actions taken during the classes. A proper P.E. evaluation seeks to develop its own means of assessment, but it also uses tools common to other disciplines and we acknowledge that reflecting on that might be challenging. We noticed that by rethinking evaluation in our classes, based on the dialectical pair objective-evaluation, using a variety of instruments, we allow students to understand their learning and how they reached a certain grade or concept. . When rethinking the pedagogical practice, we observed that in order to evaluate in P.E., it is vital that students acknowledge this discipline as a component with content and numerous specificities. In addition to that, it is necessary that the teacher uses various methods of evaluation.
Assessment;High School;Physical Education.
177
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Chrystianne Sobral.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

LIVIA TENORIO BRASILEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSEANE SOARES ALMEIDA Participante Externo
LIVIA TENORIO BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer