A pragmática amplia a compreensão da linguagem, além do formalismo gramatical, incorporando a intenção do agente e considerando os usos linguísticos como atos que carregam propósitos, junto com regras específicas da sociedade e cultura. Para Oliveira (2008), o indivíduo é submetido a restrições impostas pelo meio em que vive, o qual acompanha os sistemas linguísticos, rituais e culturais. A importância da pragmática está na observação dessas relações, em que o indivíduo estabelece uma interação a fim de evitar desentendimentos com o contexto, este se formando a cada momento, suscetível a fatores do mundo sociocultural. Como objetivo geral, analisamos os atos de fala em dois livros didáticos de língua inglesa da editora UNO. Estes livros são utilizados em uma instituição de ensino da rede privada no município de Mossoró-RN, na qual lecionei por dois anos, além de que o conhecimento anterior do livro didático utilizado foi propício para o estudo. Dessa forma, conscientes da relevância e pertinência da temática, nosso aporte teórico embasa o estudo em autores como: Tomlinson (1998), na análise de livros didáticos de línguas, e Tilio (2010), que abrange a história do livro didático de língua inglesa. Na pragmática, passamos por Austin (1962), que fala sobre o conceito e características da pragmática, e Searle (1969), que destaca os cinco atos de fala que foram analisados dentro deste estudo. Na metodologia e análise de dados, utilizamos Minayo (2001), que aborda diferentes metodologias de pesquisa, e Dancey (2006), que descreve modelos estatísticos para diferentes tipos de pesquisa que foram importantes para a escolha da metodologia. Do ponto de vista metodológico, nos enquadramos em uma pesquisa quali-quantitativa, com a descrição dos atos de fala e análise de sua frequência. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como corpus de análise dois livros didáticos de língua inglesa do 9ª ano, da editora UNO, especificamente os atos de fala que aparecem na seção Become a Reader. Os resultados indicaram que, dependendo do gênero textual e da intenção dos locutores, os atos de fala incidem e se tornam frequentes de acordo com essas características, assim como o contexto e comportamentos advindos de diferentes situações que influenciaram a fala dos personagens, trazendo elementos importantes para a análise pragmática, bem como a língua em uso.