• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO (31022014005P0)
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO OBJETO PARA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NO FILME AVATAR
AMANDA RIBEIRO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
22/09/2020

Esta dissertação teve como objetivo investigar se a partir da fala interdisciplinar do professor em sala de aula os alunos do nono ano de uma escola particular de Duque de Caxias poderiam produzir enunciados que estivessem de acordo com a formação cidadã. O referencial de cidadania utilizado foi o de Cortina (2005) que defende a cidadania cosmopolita. A atividade proposta foi pensada de maneira interdisciplinar e com a utilização de uma abordagem CTS-ARTE, visto que a arte é uma importante ferramenta para compreensão do mundo, tendo o filme “Avatar” sido o escolhido por conter diversas temáticas socioambientais relacionadas com a atualidade. Os debates gerados em sala de aula, mesmo que de maneira online, foram capazes de fomentar nos alunos discursos interdisciplinares relacionados à cidadania e ao papel social da escola. Esta é uma investigação qualitativa baseada no estudo de caso e na pesquisa-ação e que teve seus dados analisados via análise de conteúdo com suporte do software Atlas Ti. Como resultado, esta dissertação evidenciou que para além do debate sobre educação intercultural, se faz necessário o debate sobre o papel da escola.

Cidadania;CTS-ARTE;Interdisciplinaridade
This dissertation aimed to investigate whether, from the interdisciplinary speech of the teacher in the classroom, the ninth-year students of a private school in Duque de Caxias could produce statements that were in accordance with the citizen formation. The citizenship framework used was that of Cortina (2005), who defends cosmopolitan citizenship. The proposed activity was designed in an interdisciplinary way and with the use of a CTS-ARTE approach, since art is an important tool for understanding the world, with the film “Avatar” being chosen because it contains several socioenvironmental themes related to the present . The debates generated in the classroom, even if online, were able to foster interdisciplinary discourses related to citizenship and the social role of the school among students. This is a qualitative investigation based on case study and action research and its data was analyzed via content analysis supported by the Atlas Ti software. As a result, this dissertation showed that in addition to the debate on intercultural education, it is necessary the debate about the role of the school.
Citizenship;CTS-ARTE;Interdisciplinarity
01
107
PORTUGUES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL_AMANDA RIBEIRO DOS SANTOS.pdf

Contexto

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Banca Examinadora

GLORIA REGINA PESSOA CAMPELLO QUEIROZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TAIS CONCEICAO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
GLORIA REGINA PESSOA CAMPELLO QUEIROZ Docente - PERMANENTE
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA Egresso - Doutorado

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer