A água é uma substância indispensável para a vida dos seres vivos visto que possui a função de regular a temperatura corporal e auxiliar em funções orgânicas vitais como respiração e excreção. Entretanto, o fato dessa substância se comportar como bom solvente pode contribuir para a mesma transportar uma série de substâncias indesejáveis, bem como micro-organismos patogênicos. As crianças e idosos são as principais vítimas de doenças decorrentes da água contaminada, devido à debilidade de seu sistema imune. Nesse contexto, destaca-se a importância de um levantamento da qualidade da água para consumo em escolas, uma vez que estas constituem um importante cenário no qual a criança é inserida. Este estudo apresentou como objetivo a avaliação da qualidade da água consumida por escolares na cidade de Uberaba- MG, levando-se em consideração os resultados das análises físicas e químicas para determinação dos teores de turbidez, cor aparente, pH, cloro residual livre, concentração de cromo, cobre, manganês, chumbo e cádmio, além das análises microbiológicas para determinação de coliformes totais e Escherichia coli, tomando-se como parâmetro para água potável, os valores estabelecidos pela Portaria nº 2914 de 2011 do Ministério da Saúde. Foram analisadas amostras de água provenientes de bebedouros e torneiras da cozinha de oito instituições de ensino infantil da rede pública municipal que atendem crianças com a faixa etária de 0- 5 anos. As amostragens foram realizadas em períodos trimestrais compreendidos entre dezembro de 2011 à setembro de 2012, resultando em quatro coletas. Os resultados obtidos revelaram que todas as amostras analisadas apresentaram-se em conformidade com a legislação para os parâmetros turbidez, cor aparente e pH. Foi detectada a presença de Escherichia coli e coliformes totais, acima dos valores permissíveis pela legislação em mais
de 50% das amostras analisadas. Verificou-se ainda teor de cloro residual livre abaixo do valor mínimo exigido em quase metade das amostras de água analisadas. No que se refere à concentração de metais, algumas amostras de água apresentaram teores de cobre, cádmio, cromo, manganês e chumbo acima do permitido. Os testes estatísticos revelaram que, quando analisado o período de amostragem, apenas os valores de cloro residual livre, cromo e chumbo não apresentaram diferença significativa (p>0,05). Os resultados obtidos revelam a necessidade de ações corretivas nos pontos de fornecimento de água para a população escolar, além do monitoramento e controle da qualidade da água para consumo humano, tanto pelos gestores escolares como pelas autoridades sanitárias.