Entre as prioridades do PNAE deve estar presente o oferecimento de uma merenda escolar saudável e segura do ponto de vista higiênico-sanitário, tornando essencial o constante monitoramento das condições de fabricação destes alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos treinamentos de boas práticas de fabricação de alimentos sobre as condições higiênico-sanitárias na produção de alimentos nas escolas municipais atendidas pelo PNAE na cidade de Rio Paranaíba MG. Foi desenvolvido um estudo observacional descritivo no qual três escolas foram avaliadas mediante a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores - Industrializadores de Alimentos estabelecida pela Resolução RDC nº 275. Após a avaliação, foram elaborados e ministrados três treinamentos para os manipuladores de alimentos, sobre as boas práticas de fabricação de alimentos, com diferentes metodologias. Durante os treinamentos, os manipuladores tiveram seus conhecimentos avaliados, mediante testes com 10 questões estruturadas, aplicados no início e no final de cada treinamento. Em um segundo momento, a Lista de Verificação foi aplicada novamente para avaliar o efeito dos treinamentos. Participaram do estudo, 20
manipuladores do sexo feminino, 55% com idade entre 40 e 49 anos, 35% com o ensino fundamental incompleto, 45% com renda familiar de até 1 salário mínimo e 50% com pelo menos 10 anos de experiência na função. Na classificação do atendimento dos requisitos higiênico sanitários antes dos treinamentos duas escolas eram classificadas no Grupo III Insatisfatório (0-50% de adequações), e uma no Grupo II - Regular, com 51 a 75% de adequações. Após os treinamentos, observou-se que todas as escolas, passaram a ser classificadas dentro do Grupo II Regular. Percebeu-se que todas as escolas apresentaram evolução das notas, do pré-teste para pós-teste de conhecimento, em todos os treinamentos. Observou-se diferença estatística significativa para o treinamento 2 em todas as escolas.
Notou-se correlação íntima positiva (r = 0,036) entre a idade e média das notas obtidas pelos manipuladores durante as capacitações, demonstrando que a idade influenciou na obtenção dos conhecimentos e que, os treinamentos não são os únicos fatores que interferem no conhecimento dos manipuladores. Após a execução das capacitações observou-se melhorias, porém as percentagens de adequação dos itens como edificações e instalações, equipamentos, móveis e utensílios e documentação, permaneceram inalterados, tendo em vista que estes não podem ser influenciadas pelos treinamentos e estão ligados a investimentos do poder público ou ao profissional responsável técnico. Apesar desta evolução, as escolas ainda continuam classificadas abaixo da faixa de adequação recomendada pela legislação, o que demonstra a necessidade de maiores intervenções para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos.