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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
IMPACTO DOS TREINAMENTOS DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA PRODUÇÃO DA MERENDA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO PARANAÍBA - MG
VIRGINIA SOUZA SANTOS
DISSERTAÇÃO
17/12/2013

Entre as prioridades do PNAE deve estar presente o oferecimento de uma merenda escolar saudável e segura do ponto de vista higiênico-sanitário, tornando essencial o constante monitoramento das condições de fabricação destes alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos treinamentos de boas práticas de fabricação de alimentos sobre as condições higiênico-sanitárias na produção de alimentos nas escolas municipais atendidas pelo PNAE na cidade de Rio Paranaíba – MG. Foi desenvolvido um estudo observacional descritivo no qual três escolas foram avaliadas mediante a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores - Industrializadores de Alimentos estabelecida pela Resolução RDC nº 275. Após a avaliação, foram elaborados e ministrados três treinamentos para os manipuladores de alimentos, sobre as boas práticas de fabricação de alimentos, com diferentes metodologias. Durante os treinamentos, os manipuladores tiveram seus conhecimentos avaliados, mediante testes com 10 questões estruturadas, aplicados no início e no final de cada treinamento. Em um segundo momento, a Lista de Verificação foi aplicada novamente para avaliar o efeito dos treinamentos. Participaram do estudo, 20 manipuladores do sexo feminino, 55% com idade entre 40 e 49 anos, 35% com o ensino fundamental incompleto, 45% com renda familiar de até 1 salário mínimo e 50% com pelo menos 10 anos de experiência na função. Na classificação do atendimento dos requisitos higiênico sanitários antes dos treinamentos duas escolas eram classificadas no Grupo III – Insatisfatório (0-50% de adequações), e uma no Grupo II - Regular, com 51 a 75% de adequações. Após os treinamentos, observou-se que todas as escolas, passaram a ser classificadas dentro do Grupo II – Regular. Percebeu-se que todas as escolas apresentaram evolução das notas, do pré-teste para pós-teste de conhecimento, em todos os treinamentos. Observou-se diferença estatística significativa para o treinamento 2 em todas as escolas. Notou-se correlação íntima positiva (r = 0,036) entre a idade e média das notas obtidas pelos manipuladores durante as capacitações, demonstrando que a idade influenciou na obtenção dos conhecimentos e que, os treinamentos não são os únicos fatores que interferem no conhecimento dos manipuladores. Após a execução das capacitações observou-se melhorias, porém as percentagens de adequação dos itens como edificações e instalações, equipamentos, móveis e utensílios e documentação, permaneceram inalterados, tendo em vista que estes não podem ser influenciadas pelos treinamentos e estão ligados a investimentos do poder público ou ao profissional responsável técnico. Apesar desta evolução, as escolas ainda continuam classificadas abaixo da faixa de adequação recomendada pela legislação, o que demonstra a necessidade de maiores intervenções para assegurar a qualidade dos alimentos produzidos.

Merenda escolar; BPF; treinamentos; manipuladores.
Among the priorities of the PNAE must be present offering a safe and healthy school lunches the hygienic- sanitary point of view, making it essential to constantly monitor the conditions of manufacture of food . The objective of this study was to evaluate the impact of training of good manufacturing practices for food on the sanitary conditions in food production in municipal schools served by PNAE in Rio Paranaíba - MG. An observational descriptive study in which three schools was developed, were assessed by the Checklist of Good Manufacturing Practices at Establishments Producers - Food industrializers established by Resolution RDC Nº 275. After evaluation, were developed and taught three training for food handlers on good manufacturing practices for foods with different methodologies. During training, the handlers had their knowledge assessed through tests with 10 multiple-choice questions, applied at the beginning and end of each training. In a second step, the checklist was applied again to assess the effect of training. Participated in the study, 20 female handlers, 55 % aged 40-49 years, 35 % with incomplete primary education, 45 % with family income up to 1 minimum wage and 50 % with at least 10 years experience in the role. In the classification of the health care requirements before toilet training two schools were classified in Group III - Unsatisfactory (0-50% adjustments), and Group II - Regular, with 51-75 % of adaptations. After training observed sure that all schools now classified within group II - Regular. It was noticed that all schools showed progress notes from pre- test to post-test knowledge, in all trainings. There was a statistically significant difference for all schools in Training 2. It was noted positive close correlation ( r = 0.036 ) between age and average grades obtained by handlers during the training, which proves that age influences in obtaining knowledge and that training is not the only factors that affect the knowledge handlers. After performing the training , there was improvement, but the percentages of adequacy of items such as Buildings and Facilities, Equipment, furniture and fixtures and documentation , remained unchanged, given that these can not be influenced by training and are linked to investments the government or the responsible professional technician. Despite this evolution, the schools are still classified below the range recommended by the adequacy legislation which demonstrates the need for further interventions to ensure the quality of food produced.
School meal; GMP; training; handlers.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
4- Virginia.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

ESTELAMAR MARIA BORGES TEIXEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DEBORAH SANTESSO BONNAS Docente - PERMANENTE
MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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