Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
HISTÓRIA (40004015025P5)
“TRANSMODUS”: NARRATIVAS DO CONTEMPORÂNEO NA MODA DE LINN DA QUEBRADA
CARLA CRISTINA SIQUEIRA MARTINS
TESE
10/09/2020

O objetivo geral dessa tese esteve pautado em analisar narrativas e significações contidas na junção corpo, moda e gênero, por meio da análise do percurso visual de Linn da Quebrada. A escolha da personagem é decorrente da posição ocupada no cenário midiático como cantora, pelo caráter contestador de suas músicas e performance visual, e por trazer em sua trajetória o pertencimento quanto às causas da população negra e transgênera. Essas são razões significativas para ser eleita como veículo para a compreensão das mudanças ocorridas na produção e difusão da moda, com as sucedidas no social, no sistema e cultura de moda, que permearam aspectos do/no contemporâneo. Moda e comunicação, em diferentes veículos midiáticos, explicitam e produzem culturas, ideias e valores, possibilitam pensar questões relacionadas ao corpo, ao gênero e raça, por exemplo. Os objetivos específicos consistiram em acompanhar as transformações visuais da personagem, de modo a assimilar as relações entre corpo e moda, as mudanças estéticas e os usos que a mesma fez desses elementos para questionar conceitos de masculino e feminino, bem como identificar como a música e a moda foram empregadas nas construções de discursos em suas aparições midiáticas. Discutiu-se conceituações sobre corpo e moda, de modo a abranger expressões de vida da mulher trans; investigou-se a construção da identidade visual de artistas da música por intermédio da moda e como tais sujeitos foram e são disseminadores de novos costumes, a fim de trazer à tona feitos de pessoas trans na música e na moda; identificou-se expressões, símbolos e discursos contidos nas escolhas de moda utilizada por Linn da Quebrada e como se deram apreciações e contestações nesse sentido. O eixo metodológico estabeleceu-se em pesquisa documental exploratória de cunho qualitativo e pesquisa bibliográfica, visto que aquela permite acesso a documentos que ainda não foram ou receberam pouco tratamento analítico e acadêmico, e essa norteia todo e qualquer fazer científico. O recorte temporal empregado foi de janeiro de 2017 a outubro de 2018, considerado pertinente por ser o período em que a artista ascendeu sua carreira e acessou mídias especializadas em moda. O texto versou sobre as pautas interseccionais classe, gênero e raça, e como a moda oportunizou um lugar de fala, de produção de narrativas e lutas decoloniais em um espaço temporal em que a pauta governamental conservadora, de certo modo, repreendeu essas existências. Linn da Quebrada transitou por veículos e eventos de moda e os utilizou, juntamente com sua música e corpo, como meios de legitimação, que promoveram reflexões disruptivas sobre modos de ser e vestir, subvertendo normativas quanto às mulheridades e quanto aos visuais e produção criativa existentes no sistema da moda, gerando e contribuindo com militâncias relevantes na História do Tempo Presente, e sendo parte significativa do que foi conceituado durante o texto como TRANSmodus.

Moda;Corpo;Raça;Gênero;Linn da Quebrada;TRANSmodus
The general objective of this thesis is based on analysing narratives and meanings contained in the junction of body, fashion and gender, through the analysis of Linn da Quebrada's visual path. The choice of the character is due to her position in media as singer, the challenging character of her songs and visual performance, and her trajectory that brings the belonging regarding the causes of black and transgender population. These are significant reasons for being chosen as a vehicle for understanding the relation between changes that occurred in the production and diffusion of fashion with those that occurred in the social and in the fashion system and culture, which permeated aspects of the contemporary. Fashion and communication, in different media vehicles, express and produce culture, ideas and values, make it possible to think about issues related to the body, gender and ethnicity, for example. The specific objectives were to follow the visual transformations of the character, in order to assimilate the relationships between body and fashion, the aesthetic changes and the uses that she made of these elements to question concepts of male and female, as well as to understand how music and fashion were used in the construction of speeches in her media appearances. Concepts about body and fashion were discussed, in order to cover life expressions of trans women; the construction of the visual identity of music artists through fashion was investigated and how these subjects were and are disseminators of new customs, in order to bring out the feats of trans people in music and fashion; expressions, symbols and discourses contained in the fashion choices used by Linn da Quebrada were identified, as well as appraisals and challenges in this regard. The methodological approach consisted in qualitative exploratory documentary research and bibliographic research, since it allows access to documents that have not yet been or have received little analytical and academic treatment, and this guides any and all scientific activities. The time frame analyzed was from January 2017 to October 2018, considered pertinent because it is the period in which the artist ascended her career and accessed specialized media in fashion. The text dealt with the intersectional agendas of class, gender and ethnicity, and how fashion provided a place for speech, for the production of narratives and decolonial struggles, in period in which the conservative government agenda, in a way, rebuked these existences. Linn da Quebrada travelled through fashion vehicles and events and used them, along with her music and body, as means of legitimation, which promoted disruptive reflections on ways of being and dressing, subverting norms regarding women, regarding visuals and existing creative production in the fashion system, generating and contributing with relevant militancy in the History of the Present Time, and being a significant part of what was conceptualized during the text as TRANSmodus.
Fashion;Body;Race;Genre;. Linn da Quebrada;TRANSmodus
1
221
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
TRANSMODUS - NARRATIVAS DO CONTEMPORÂNEO NA MODA DE LINN DA QUEBRADA.pdf

Contexto

HISTÓRIA: CULTURA E POLÍTICA
HISTÓRIA, CULTURA E NARRATIVAS
-

Banca Examinadora

IVANA GUILHERME SIMILI
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ELIANE ROSE MAIO Participante Externo
IVANA GUILHERME SIMILI Docente - COLABORADOR
MARIVANIA CONCEICAO DE ARAUJO Participante Externo
PATRICIA MARCONDES DE BARROS Participante Externo
EMERSON ROBERTO DE ARAUJO PESSOA Participante Externo
MARIA NILZA DA SILVA Participante Externo
BRUNO SANCHES MARIANTE DA SILVA Pós-Doc

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.