O presente trabalho, pertencente à área da Linguística Textual, tem por finalidade
fazer uma pesquisa analítica sobre a avaliação da escrita, mais especificamente sobre
os aspectos avaliados na competência 3 do dissertativo argumentativo do ENEM
(Exame Nacional do Ensino Médio). Nosso objetivo geral é analisar as redações de
estudantes que fizeram o ENEM, em 2019, no que diz respeito à competência
linguística que aborda a construção do projeto textual e o sentido (coerência) no
contexto do texto dissertativo argumentativo. Utilizamos um corpus de 15 redações,
nas quais selecionamos duas para nossa análise, por entendermos que as mesmas
possuírem modelos composicionais e semânticos muito parecidos, ajudando, assim,
a demonstrar como se dão os critérios de projeto textual e de coerência. Para isso,
utilizamos uma metodologia que irá explorar o tipo de pesquisa qualitativa, fazendo
uma análise de duas redações do ENEM 2019, que fazem parte da Cartilha Redação
a Mil (2020), de Lucas Felpi. Convictos da importância do trabalho com o texto,
recorremos à Linguística Textual, responsável em dar o suporte teórico sobre a
coerência e a Cartilha do Participante, disponível para o ensino e aprendizagem do
gênero cobrado pelo ENEM, também, responsável pela identificação dos critérios
avaliativos para uma boa organização textual, por meio de um projeto textual claro e
com caminho bem definido. Utilizamos, como suporte teórico, autores engajados na
área, tais como, Koch e Travaglia (2018); Marcuschi (2008; 2012) e Koch (2011; 2017;
2018). Além deles, a Cartilha da Participante (2019) é mais do que necessária para
entendermos os critérios de descrição e de orientação de como deve ser feito o
processo de construção do projeto textual e da coerência. A divisão do trabalho
compõe-se de duas etapas: a primeira voltada à teoria, a segunda abordará a
metodologia, juntamente com a análise de duas elaboradas por dois participantes do
ENEM 2019, disponíveis na Cartilha Redação a Mil (2020), de Lucas Felpi. Os
resultados revelam que a coerência e o projeto textual, quando bem mobilizados,
estrategicamente, no desenvolvimento, do texto cobrado texto ENEM, das
informações, dos fatos e do ponto de vista do estudante, a avaliação, além de atingir
um excelente nível de sentido global na esfera textual, consegue alcançar a nota
máxima. Por fim, chegamos à conclusão do quanto é importante essa análise, pois
proporciona uma ferramenta necessária para o trabalho com o texto em sala de aula,
além de inserir os estudantes dentro das exigências nas práticas sociais que o mundo
requer. A exemplo, a possibilidade da inserção à universidade por meio do gênero
dissertativo argumentativo.