• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE ARTE/MÚSICA NO ENSINO DAS QUATRO LINGUAGENS ARTÍSTICAS, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GUSTAVO GOMES PEREIRA
DISSERTAÇÃO
29/04/2021

Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que discorrem sobre saberes docentes no ensino de Arte. Tem como objetivo, analisar como o professor de Arte, licenciado em Música, no processo de iniciação à carreira docente, constrói saberes docentes no ensino das quatro linguagens artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Luís Gomes – RN. No que se refere ao percurso metodológico, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, tendo enveredado pelo estudo de campo. Nessa perspectiva, utilizou-se na construção dos dados, a entrevista semiestruturada com um professor de Arte/Música e o seu plano de ensino, usado para ensinar nos anos finais do Ensino Fundamental. No tocante ao universo epistemológico dos saberes docentes, este trabalho foi fundamentado a partir das pesquisas e discussões Tardifianas que, dentre outros autores, explora questões ligadas aos processos de construção e mobilização de saberes dos professores. Como resultados, identificou-se que os saberes docentes do professor de Arte são constituídos a partir de distintas fontes, em diversificados momentos e de acordo com inúmeras situações. Observou-se que a formação docente do professor colaborador é centrada na linguagem artística Música, mas suas percepções frente ao contexto de atuação o fizeram estruturar o ensino do componente curricular Arte nas quatro linguagens. Uma das maiores dificuldades percebidas está em atuar com as linguagens da Dança e do Teatro, de modo que suas vivências e formações nessas áreas se deram em menor intensidade se comparado com a música, que é sua especialidade, e as Artes Visuais, com a qual possui certa proximidade. Notou-se que a formação continuada é a alternativa pela qual o professor busca construir saberes que o auxiliem no ensino das distintas linguagens artísticas. Diante do exposto, esta pesquisa soma-se às discussões acerca dos saberes docentes do professor de Arte, de modo a revelar as peculiaridades dos processos de construção de saberes no ensino das quatro linguagens artísticas. Ademais, torna possível visualizar limites e possibilidades da formação e atuação em Arte, constituindo-se como meio de discussão e reflexão para profissionais e estudiosos dessa área e que se interessam pela temática em foco.

Saberes Docentes;Ensino de Arte;Professor de Arte;Linguagens artísticas
This dissertation work is inserted in the scope of the researches that talk about teaching knowledge in the teaching of Art. It aims to analyze how the Art teacher, graduated in Music, in the process of initiation to the teaching career, builds teaching knowledge in the teaching of the four artistic languages (Music, Theater, Dance and Visual Arts) in the context of the final years of Elementary School of a public school in the city of Luís Gomes - RN. With regard to the methodological path, this research was developed from a qualitative approach, having taken the field study. In this perspective, the semi-structured interview with an Art/Music teacher and his teaching plan, used to teach in the final years of elementary school, were used in the construction of the data. With regard to the epistemological universe of teaching knowledge, this work was based on research and Tardifianas discussions that, among other authors, explores issues related to the processes of construction and mobilization of teachers' knowledge. As a result, it was identified that the teaching knowledge of the Art teacher is constituted from different sources, at different times and according to numerous situations. It was observed that the teacher education of the collaborating teacher is centered on the artistic language Music, but his perceptions regarding the context of performance made him structure the teaching of the curricular component Art in the four languages. One of the greatest perceived difficulties is in working with the languages of Dance and Theater, so that their experiences and backgrounds in these areas are less intense compared to music, which is their specialty, and the Visual Arts, with which it has a certain proximity. It was noted that continuing education is the alternative by which the teacher seeks to build knowledge that helps him in the teaching of different artistic languages. Given the above, this research is added to the discussions about the teaching knowledge of the Art teacher, in order to reveal the peculiarities of the processes of construction of knowledge in the teaching of the four artistic languages. Furthermore, it makes it possible to visualize the limits and possibilities of formation and performance in Art, constituting itself as a means of discussion and reflection for professionals and scholars in this area and who are interested in the theme in focus.
Teaching Knowledge;Art teaching;Art teacher;Artistic languages
1
160
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Gustavo Gomes Pereira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Formação e prática pedagógica: construção de conceitos e saberes sobre o ensinar e o aprender

Banca Examinadora

MARIA DA PAZ CAVALCANTE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
GIANN MENDES RIBEIRO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer