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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE ESCRITA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: ENTRE RELATOS E REFLEXÕES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
JOSE JILSEMAR DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/04/2021

A presente pesquisa inscreve-se no campo de investigação sobre a produção de textos escritos no contexto escolar. Nela, o propósito é construir reflexões sobre a proposta de intervenção para a escrita do gênero artigo de opinião. Objetivo, mais especificamente, investigar se e como a proposta de intervenção para a produção do gênero artigo de opinião, aplicada em contexto remoto, contribuiu com a autorreflexão do professor em seu agir docente com relação ao domínio da capacidade argumentativa dos alunos. Assumo, como respaldo teórico, os estudos do Círculo de Bakhtin em diálogo com contribuições de Dolz e Schneuwly (2004), Rojo (2012; 2019) e Geraldi (2015; 2017) sobre a abordagem do ensino a partir dos gêneros discursivos, Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014), Piris (2020) e Santos-Marques (2020) acerca do processo argumentativo. Assumo ainda reflexões de estudiosos da língua portuguesa em perspectiva interacionista-enunciativa-dialógica como Geraldi (2015; 2017), Antunes (2003), Rojo (2012; 2019), dentre outros. Trata-se de um estudo em que assumo a perspectiva epistemológica das ciências humanas e em que adoto uma abordagem qualitativa e a metodologia da investigação narrativa. Utilizo-me da produção do diário de aula como instrumento metodológico para reflexão da prática educativa, além das produções inicial e final dos alunos produzidas num contexto de desenvolvimento de uma proposta de intervenção para refletir as capacidades argumentativas. A proposta de intervenção foi desenvolvida, em contexto remoto, numa turma de 2º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Marcelino Vieira-RN. Na análise, contemplei, além do diário de aula, seis textos produzidos pelos alunos, três produzidos na etapa inicial e três produzidos na etapa final da intervenção, orientados pelo professornarrador-pesquisador. As experiências com o trabalho me fazem perceber que algumas das dificuldades apresentadas nas produções iniciais, anteriores ao desenvolvimento da intervenção, foram superadas, gradualmente, durante o processo interventivo, percebidos nos textos finais. Aponto, sobretudo, que a proposta de intervenção desenvolvida em perspectiva discursivo-dialógica contribuiu para a minha autorreflexão sobre o meu agir docente e para aprimoramentos da capacidade argumentativa dos alunos. Como conclusão, aponto que um trabalho de produção textual bem sistematizado, a partir de uma proposta de intervenção, com foco nos gêneros dos discursos, contribui positivamente para uma escrita processual do aluno e para a reflexão do agir docente do professor.

Proposta de Intervenção;Gênero Discursivo Artigo de Opinião;Autorreflexão Docente;Capacidade Argumentativa do Aluno
This research aims to build reflections on the intervention proposal for writing the opinion article genre. It investigates, more specifically, whether and how the intervention proposal for the production of the opinion article genre, applied in a remote context, contributed to the teacher's self-reflection and his teaching action in relation to the mastery of the students' argumentative ability My theoretical support are the studies of the Bakhtin Circle adding to the contributions of Dolz and Schneuwly (2004), Rojo (2012; 2019) and Geraldi (2015; 2017) on the approach to teaching from the discursive genres, Perelman and Olbstrects-Tyteca (2014), Piris (2020) and Santos-Marques (2020) about the argumentative process. I also assume reflections by scholars of the Portuguese language in an interactionist-enunciative-dialogical perspective such as Geraldi (2015; 2017), Antunes (2003), Rojo (2012; 2019), among others. In this research I take the epistemological perspective of the human sciences and in it I adopt a qualitative approach and the methodology of narrative research. I use the production of a class diary as a methodological tool for reflection on the educational practice, as well as the students' initial and final texts produced in the context of the development of an intervention proposal in a period of remote classes. The proposal was developed in a 2nd year high school class, in a public school, located in Marcelino Vieira City, in the state of Rio Grande do Norte. In the analysis, I considered, besides the class diary, six texts produced by the students, three produced in the initial stage and three produced in the final stage of the intervention, guided by the teacher-researcher-narrator. This experience has allowed me to realize that some difficulties presented in the initial productions, prior to the development of the intervention, gradually disappeared during the interventional process, more noticeable in the final texts. I point out, above all, that the intervention proposal developed in a discourse-dialogical perspective contributed to reflect on my praxis and also to the improvement of the students' argumentative capacity. As a conclusion, it is important emphasize that a well systematized text production work, based on an intervention proposal, with a focus on discourse genres, contributes positively to a procedural writing of the student and to the reflection of the teacher's teaching action.
Intervention Proposal;Discourse Genre Opinion Article;Teacher Self-Reflection;Student Argumentative Capacity
1
214
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de José Jilsemar da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
IVONEIDE BEZERRA DE ARAUJO SANTOS MARQUES Participante Externo
ADELAIDE ALVES DIAS Docente - VISITANTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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