• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROJETO “ O CONTÁGIO PELA LEITURA”: EXPERIÊNCIAS QUE FORMAM LEITORES
RAFAELLA PEREIRA CHAGAS
DISSERTAÇÃO
28/04/2021

Este estudo investiga as experiências com a leitura literária vivenciadas no projeto “O contágio pela leitura”. Teve como objetivo, analisar de que forma as experiências de leitura literária, desenvolvidas neste projeto, podem contribuir para o processo de formação de leitores literários. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, dos tipos documental e de campo. Como instrumento para construção dos dados empíricos, utilizamos duas entrevistas semiestruturadas, uma em profundidade, de forma individual, e outra coletiva, com um grupo de respondentes. Enquanto colaboradores, a pesquisa contou com uma coordenadora e seis sujeitos que se constituíram leitores por meio de influências do projeto. Os dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), conforme a modalidade temática. Ao final da pesquisa, foi possível inferir que as experiências de leitura vividas pelos sujeitos no projeto “O contágio pela leitura", desde suas participações como beneficiários, vindo, posteriormente, a tornarem-se voluntários, contribuíram gradativamente para suas formações humanas, profissionais e leitoras. Os enunciados dos sujeitos sugerem que as vivências no projeto os estimularam a compreender a leitura de textos literários como uma oportunidade de ampliar suas visões de mundo, permitindo perceber as nuances que a vida apresenta de uma forma crítica e reflexiva, mas ao mesmo tempo leve e instigadora. Os resultados indicam que as experiências com a leitura e o desenvolvimento do gosto pelo ato de ler têm provocado mudanças na vida dos sujeitos. Diante do exposto, consideramos que a recepção das atividades com a leitura literária, proporcionadas pelo projeto, tem se configurado parte importante do processo de formação dos leitores, por provocar uma viagem para realidades distantes e, ao mesmo tempo, próximas ao ponto de modificarem o modo de agir e pensar de cada um. As experiências de leituras promovidas pelo projeto “O contágio pela leitura” têm contribuído para a formação de leitores literários através do incentivo ao gosto pela leitura, que impulsiona transformações na vida dos colaboradores, modificando, a cada texto lido, seus pensamentos e ações.

Leitura;Leitura Literária;Experiências de Leitura;Formação do Leitor;O contágio pela leitura
This study investigates the practices of literary reading experienced in the project “O contágio pela leitura1”. Its aim is to analyze how literary reading experiences developed for this project, can contribute to the process of training literary readers. Therefore, it is characterized as qualitative, documented and field researched. As an instrument for collecting empirical data, we used two semi-structured interviews: one in-depth, individually, and the other collective, with a group of participants. As collaborators, the research had a coordinator and six participants who became readers through the project's influences. The data was analyzed using the content analysis technique (BARDIN, 2011), according to the thematic modality. When the research was completed, it was possible to conclude that the reading experiences lived by the subjects in the project “O contágio pela leitura”, since their participation as beneficiaries, and, later, becoming volunteers, gradually contributed to their human, professional and reader training. The participants’ statements suggest that the experiences in the project stimulated them to understand the reading of literary texts as an opportunity to expand their world views, allowing them to perceive the nuances that life presents in a critical and reflective way. The results show that the experiences with reading and the reading practice interest development have caused changes in the participants’ lives. Through this, we consider that the activities’ reception with literary reading, provided by the project, has become an important part of the process of training readers, as it provokes a trip to distant realities and, at the same time, close to the point of changing the way of acting and thinking of each one. The reading experiences promoted by the project “O contágio pela leitura” have contributed to the formation of literary readers through the reading practice stimulus, which stimulates transformations in the collaborators’ lives, modifying the readers thoughts and actions after each text read.
Reading;Literary Reading;Reading Experiences;Reader Training;Contagion by reading
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Rafaella Pereira Chagas.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
O ensino de literatura na Educação Básica

Banca Examinadora

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
KEUTRE GLAUDIA DA CONCEICAO SOARES Participante Externo
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer