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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CADERNO TÁTIL QUÍMICO - CTQ: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA FRENTE A DEFICIENTES VISUAIS
MARCELO NASCIMENTO DE MORAIS
DISSERTAÇÃO
05/04/2021

Educadores e educandos enfrentam desafios no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de química. As dificuldades se intensificam quando o ensino dessa disciplina é voltado para turmas que apresentam estudantes com deficiência visual significativa. Tais fatores estão relacionados principalmente à inadequação dos métodos de ensino que frequentemente se baseiam em meios visuais, o que se mostra inviável diante de alunos com Deficiência Visual. Frente a essa realidade e a escassez de recursos adaptados, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de confecção e a proposta de aplicação de um material tátil de baixo custo, de minha autoria, denominado “Caderno Tátil Químico - CTQ”. Desse modo, são apresentadas as características, os contributos e a viabilidade do recurso desenvolvido e, a partir deste, são delineadas alternativas para abordar conteúdos de química frente a estudantes com Deficiência Visual por meios táteis. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório. O desenvolvimento deste trabalho foi baseado em revisões bibliográficas acerca da Deficiência Visual no contexto educacional, realizando o levantamento de publicações sobre a produção e uso de recursos adaptados no ensino de química para deficientes visuais nos últimos vinte anos, de modo a oferecer base para o processo de planejamento e confecção do CTQ. Após a confecção, a análise das características e as potencialidades desse material tátil, foram desenvolvidas propostas de aplicação por meio do uso de sequências didáticas, as quais abordam conteúdos específicos de cada bimestre e série do ensino médio. Quanto ao recurso desenvolvido, as análises quanto a potencialidade de uso indicam que esse material apresenta grande viabilidade para a abordagem de conteúdos de química de todos os bimestres e séries do ensino médio, com exceção dos conteúdos do primeiro bimestre do primeiro ano do ensino médio. O CTQ pode ser considerado também como um material inclusivo, em virtude de possibilitar sua utilização por alunos com e sem Deficiência Visual significativa, servindo de estímulo para a interação e a inclusão, contribuindo para um trabalho integrado, promovendo a construção de um ambiente de equidade de condições de aprendizagem e construção conjunta de conhecimento.

Deficiência Visual;Grafia química Braille;Material tátil;Inclusão
Educators and students face challenges in the teaching and learning process of chemistry content. The difficulties intensify when the teaching of this discipline is aimed at classes with present visually impaired students. Such factors are mainly related to the inadequacy of teaching methods which are often based on visual means, that shows unfeasible for visually impaired students. Faced with this reality and the scarcity of adapted resources, the present work aims to present the process of confection and the proposal to apply a low-cost tactile material, of my authorship, denominated “Caderno Tátil Químico - CTQ”. (Chemical Tactile Notebook - CTN). Thus, the characteristics, contributions and viability of the developed resource are presented, from this, alternatives are outlined to address chemistry content front the visually impaired students by tactile means. About the methodology, the present research is characterized as a qualitative and exploratory study. The development of this work was based on bibliographic reviews about visual impairment in the educational context, realizing the survey of publications on the production and use of adapted resources in chemistry teaching for the visually impaired, over the past twenty years, in order to offer a basis for the process of planning and making the CTN. After making, analyzing the characteristics and potentialities of this tactile material, they were developed application proposals through the use of didactic sequences, as which approach specific contents of each bimonthly period of high school. Regarding the resource developed the published analyzes indicate that it has great viability for approaching chemistry content from all bimonths of the high school, except for the contents of the first bimonths of the high school. The CTN can also be considered as an inclusive material, by virtue to enable its use by students with and without visual impairment significant, serving as a stimulus for interaction and inclusion, contributing to an integrated work, promoting the construction of an equitable ambient of learning conditions and joint knowledge construction.
Visual impairment;Braille chemical script;Tactile material;Inclusion
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Marcelo Nascimento de Morais Oliveira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LETICIA DO PRADO Participante Externo
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Ensino e Pesquisa
Sim
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