• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A DESCONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL ACERCA DO NORDESTE
MARIA JULIANA DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
30/04/2021

Os processos de formação identitária do Nordeste e do nordestino tiveram influência de fatores históricos, econômicos e, principalmente, políticos. Diante disso, foram construídas imagens para representar a região e a população local, em sua maioria, pejorativas, muitas das quais resistem até os dias de hoje. Nesse sentido, esta pesquisa traz uma discussão acerca da construção das imagens do Nordeste e do nordestino e como ainda estão presentes em nossa sociedade. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca analisar como o ensino de Geografia pode contribuir para a desconstrução desses estereótipos. Para tanto, a respeito dos aspectos metodológicos, caracterizamos a pesquisa como sendo de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica e documental. Como corpus de análise, elegemos o Livro Didático Teláris Geografia, de autoria de Vesentini e Vlach (2018), considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a análise pudemos perceber que o livro não apresenta uma carga de estereótipos, mas concentra sua abordagem nos aspectos físicos e econômicos da região, deixando à margem questões sociais e culturais, por exemplo. A partir do exercício de análise e pensando na possibilidade de contribuir com a desconstrução dos estereótipos, construímos algumas proposições de Sequências Didáticas, com vistas a contribuir para a prática do professor de Geografia ao trabalhar a região Nordeste. Esperamos, com esta pesquisa, ampliar a reflexão de professores e estudantes acerca dos imaginários sobre o Nordeste e o nordestino, a partir do ensino de Geografia, alertando para a necessidade de se repensar uma educação que vise apresentar a região com outros olhares, configurada de potencialidade e rica econômica, social, histórica e culturalmente.

Ensino de Geografia;Imaginários;Livro Didático;Nordeste;Semiárido
The identity formation processes of the Northeast and the Northeastern were influenced by historical, economic and, mainly, political factors. Therefore, images were built to represent the region and the local population, mostly pejorative, many of which resist until today. In this sense, this research brings a discussion about the construction of the image of the Northeast and the northeastern and as they are still present in our society. In this perspective, this research seeks to analyze how the teaching of Geography can contribute to the deconstruction of these stereotypes. Therefore, regarding the methodological aspects, we characterize the research as having a qualitative approach, of bibliographic and documentary types. As a corpus of analysis, we chose the Teláris Geography Textbook, authored by Vesentini and Vlach (2018), considering the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). With the analysis, we could see that the book does not present a load of stereotypes, but concentrates its approach on the physical and economic aspects of the region, leaving social and cultural issues to the sidelines, for exampleFrom the exercise of analysis and thinking about the possibility of contributing to the deconstruction of stereotypes, we built some propositions of Didactic Sequences, with a view to contributing to the practice of the Geography teacher when working in the Northeast region. We hope, with this research, to contribute to the reflection of teachers and students about the imaginary over the Northeast and the northeastern, from the teaching of Geography, alerting to the need to rethink an education that aims to present a region with other perspectives, configured of potential and rich economically, socially, historically and culturally.
Teaching of Geography;Imaginary;Textbook;North East;Semi-arid
1
135
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Maria Juliana do Nascimento.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer