• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES, INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DOCENTES
LETICIA BEZERRA FRANCA
DISSERTAÇÃO
30/04/2021

Nesta dissertação apresentam-se dados acerca da avaliação da aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Água Nova/RN. Objetivou-se com este trabalho analisar a avaliação da aprendizagem na perspectiva de compreender como se efetiva esse processo quanto a concepções, instrumentos e critérios utilizados pelo docente em seu trabalho pedagógico. Com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, utilizou-se como instrumentos para a construção dos dados empíricos, a entrevista individual semiestruturada e os relatórios individuais das crianças, cujas análises dos dados se deu através da análise de conteúdo. A pesquisa contou com a colaboração de duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. As reflexões oriundas da investigação, evidenciam concepções das professoras alfabetizadoras acerca da avaliação da aprendizagem como processo contínuo e diagnóstico, na qual o registro escrito é o principal instrumento para o acompanhamento dos alunos. Contudo, esses registros não possuem delimitação temporal e contextual, são construídos sem critérios claramente definidos e compreendidos pelos professores, além de apresentarem fragilidades, não apontando reflexões detalhadas acerca dos trajetos percorridos por alunos e professores ao longo do processo avaliativo. Sugerem-se, ainda, possíveis caminhos para redimensionamentos organizacionais e políticos que impliquem na melhoria da prática avaliativa no contexto da sala de aula.

Avaliação da aprendizagem;Ensino Fundamental;Concepções;Instrumentos;Critérios
This dissertation presents data about the assessment of learning in classes in the first year of elementary school, in a public school in the municipality of Água Nova / RN. The objective of this work was to analyze the evaluation of learning in the perspective of understanding how this process is effective regarding the conceptions, instruments and criteria used by teacher in its pedagogical work. Based on a qualitative research, of the documental type, the semi-structured individual interview and the individual reports of the children were used as instruments for the construction of the empirical data, whose data analysis was done through content analysis. The research had the collaboration of two teachers from the first year of elementary school. The reflections arising from the investigation, show the literacy teachers' conceptions about the assessment of learning as a continuous and diagnostic process, in which the written record is the main instrument for the monitoring of students. However, these records have no temporal and contextual delimitation, they are built without clearly defined criteria and understood by teachers, in addition to presenting weaknesses, not pointing out detailed reflections on the paths taken by students and teachers throughout the evaluation process. It is suggested, also, possible ways for organizational and political resizing that imply in the improvement of the evaluative practice in the context of the classroom.
Learning assessment;Elementary School;Conceptions;Instruments;Criteria
1
96
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Letícia Bezerra França.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADELAIDE ALVES DIAS Docente - VISITANTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
ZILDENE FRANCISCA PEREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer