• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
ADILSON VILSON VIEIRA
DISSERTAÇÃO
29/04/2021

Esta dissertação traz uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo principal foi a elaboração de um produto educacional em forma de livro contendo Cenários para investigação e o relato de uma experiência realizada com estudantes do 3° ano do ensino médio. A proposta teve como objetivo principal colaborar para o desenvolvimento da Educação Financeira dos estudantes por meio de investigações abordando conceitos estatísticos dentro do paradigma da Educação Matemática Crítica. A pesquisa mostrou que o trabalho com Cenários para Investigação pode contribuir para a Educação Financeira dos estudantes, ao proporcionar atividades que estimulem o seu senso investigativo e reflexivo, dentro de um ambiente de aprendizagem democrático e dialógico, buscando trazer para o cotidiano da sala de aula questões que desenvolvam a criticidade do educando. A aplicação dessa pesquisa ocorreu entre os meses de agosto a dezembro de 2020, durante o período de afastamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Educação Financeira;Estatística;Educação Matemática Crítica
This dissertation brings a research developed with the Graduate Program in Science, Mathematics and Technology Teaching (PPGECMT) of the State University of Santa Catarina (UDESC), whose main objective was the elaboration of an educational product in the form of a book containing Scenarios for investigation and the report of the experience carried out with students in the 3rd year of high school. The proposal had as main objective to collaborate for the development of the Financial Education of the students through investigations approaching statistical concepts within the paradigm of Critical Mathematics Education. The research showed that working with Scenarios for Investigation can contribute to the Financial Education of students, by providing activities that encourage their investigative and reflective sense, within a democratic and dialogic learning environment, seeking to bring them to the daily life of the classroom issues that develop the criticality of the student. The application of this research took place from August to December 2020, during the period of social withdrawal caused by the Covid-19 pandemic.
Financial Education;Statistics;Critical Mathematical Education
1
108
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Adilson Vilson Vieira.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Experimentação de ambientes de simulação de realidade mista na formação de professores

Banca Examinadora

ELISA HENNING
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELISA HENNING Docente - PERMANENTE
KATIANI DA CONCEICAO LOUREIRO Participante Externo
TANIA BAIER Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer