• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM NOVO OLHAR PARA OS ESPAÇOS ESCOLARES
EDVANA TABORDA DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
30/04/2021

Partindo da realidade observada na escola onde leciono a disciplina de Matemática, me deparei com algumas dificuldades. Começamos pela deficiência de espaços no ambiente escolar, bem como, a necessidade de aproximar a Matemática da realidade dos educandos; pois esta é considerada, muitas vezes, como a disciplina de maior dificuldade, sendo responsável por grande parte das reprovações. Com isso, surgiu a ideia de realizar um projeto relacionando Educação Ambiental e Educação Matemática, com o objetivo de abordar a Educação Ambiental através de conteúdos matemáticos, vivenciando e discutindo os espaços disponíveis para os alunos dentro da escola; com o intuito de que os alunos reconheçam que questões socioambientais fazem parte de suas vidas; bem como, desenvolvendo o aspecto crítico desta vertente, buscando abrir um debate sobre as possíveis práticas sociais que estamos inseridos. Para tanto, desenvolvemos cenários para investigação com alunos do nono ano do ensino fundamental, que foram realizados de acordo com as percepções que os alunos conseguiram fazer dos ambientes da escola. Iniciamos com um questionário sobre o tema, na tentativa de verificar e discutir a percepção dos alunos sobre o conteúdo em questão. Após, uma conversa sobre Educação Ambiental foi realizada, apresentando-a para os estudantes e, elencando as características e diferenças de entendimento entre meio ambiente e Educação Ambiental, com o intuito de que os alunos compreendessem o que é Educação Ambiental Crítica. Posteriormente, passamos para alguns questionamentos que propiciaram que os alunos percebessem que existem espaços que podiam estar sendo mal utilizados na escola, a começar pela sala de aula. A ideia foi que conseguíssemos utilizar a Matemática para verificar esses espaços, abrindo um debate sobre os possíveis problemas socioambientais a que estamos dispostos. A descrição dos caminhos seguidos e todo o material de base dos cenários para investigação se constituíram em um livro, que foi o produto educacional da presente dissertação.

Educação Matemática;Educação Ambiental;Educação Matemática Crítica;Cenários para Investigação
Starting from the reality observed at the school where I teach Mathematics, I came across some difficulties. We start with the lack of spaces in the school environment, as well as the need to bring mathematics closer to the students' reality; because this is often considered the most difficult discipline, being responsible for most of the failures. With that, the idea arose to carry out a project relating Environmental Education and Mathematical Education, with the aim of addressing Environmental Education through mathematical content, experiencing and discussing the spaces available to students within the school; in order for students to recognize that socio-environmental issues are part of their lives; as well as, developing the critical aspect of this aspect, seeking to open a debate on the possible social practices that we are inserted in. To this end, we developed scenarios for research with students in the ninth grade of elementary school, which were carried out according to the perceptions that students were able to make of the school environments. We started with a questionnaire on the topic, in an attempt to verify and discuss the students' perception of it. Afterwards, a conversation about Environmental Education was carried out, presenting it to the students and, listing the characteristics and differences of understanding between the environment and Environmental Education, in order for the students to understand what Critical Environmental Education is. Subsequently, we moved on to some questions that led students to realize that there are spaces that could be being misused at school, starting with the classroom. The idea was that we could use mathematics to verify these spaces, opening a debate about the possible socioenvironmental problems that we are willing to face. The description of the paths followed and all the basic material of the scenarios for investigation were constituted in a book, which was the final product of the present project.
Mathematics Education;Environmental Education;Critical Mathematics Education;Research scenarios
1
128
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Edvana Taborda dos Santos.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE
TANIA BAIER Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ESPAÇOS ESCOLARES EM FOCO: UMA PROPOSTA RELACIONANDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer