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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
HISTÓRIA (31003010005P6)
Mulheres Masculinas, Homens Femininos: Representações e Identidade de Gênero no Teatro de Eurípides
BRIAN GORDON LUTALO KIBUUKA
TESE
08/06/2021

Este trabalho aborda a diversidade de gêneros no drama de Eurípides, tragediógrafo grego do século V a.C., a partir da consideração da existência de certo nível de heteronormatividade e binarismo de gênero na Atenas Clássica, os quais são socioculturais e referenciais e, por isso, são chamados nesta investigação de estratégias de produção de identificação de gênero. Eurípides, na construção de seus dramas, para além dos estereótipos, constrói personagens que frequentemente ultrapassam esses limites e fronteiras de identificação de seu gênero, estabelecendo assim um efeito cênico-dramático que reforça o páthos de suas tragédias. Utilizando a análise do discurso, a teoria dos regimes de gênero e a teoria interseccional, tais ultrapassamentos são identificados, analisados e indicados como imagens e representações da diversidade de gênero no contexto de encenação. Para tanto, as tragédias são colocadas em relação dialógica com a literatura grega, com a evidência epigráfica e imagética, de forma a tornar mais evidente a diversidade de gênero no âmago das construções discursivas trágicas, e relacionar tal diversidade às múltiplas identidades de gênero passíveis de serem identificadas na segunda metade do século V a.C. em Atenas, recorte temporal e histórico deste trabalho.

Eurípides;Interseccionalidade;Travestimento
This thesis addresses the diversity of genres in the drama of Euripides, the fifth century Greek playright, from the consideration of the existence of a certain level of gender heteronormativity and binarism in Classical Athens, which are sociocultural and referential and are therefore called in the thesis of gender identification production strategies. Euripides, in the construction of his dramas, in addition to gender stereotypes, builds characters who often surpass these limits and boundaries of gender identification, thus establishing a dramatic-dramatic effect that reinforces the pathos of his tragedies. Using discourse analysis, gender regime theory, and intersectional theory, such overtaxes are identified, analyzed, and indicated as images and representations of the gender diversity of the staging context. To this end, tragedies are placed in dialogical relation with Greek literature, with epigraphic and imagetic evidence, in order to make gender diversity more evident at the heart of tragic discursive constructions, and to relate such diversity to the multiple gender identities that can be identified in the second half of 5th century BC, a temporal and historical outline of this thesis.
Euripides;Intersectionality;Transvestism.
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese - Versão Definitiva (7).pdf

Contexto

HISTORIA SOCIAL
CULTURA E SOCIEDADE
Pratiques et transferts culturels, espaces, dynamiques politiques et religieuses à travers la Méditerranée et à travers l'Atlantique de l'Antiquité à l'époque contemporaine. Práticas e transferências culturais, espaços e dinâmicas políticas e religiosas

Banca Examinadora

ALEXANDRE CARNEIRO CERQUEIRA LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA LIVIA BOMFIM VIEIRA Participante Externo
ALEXANDRE CARNEIRO CERQUEIRA LIMA Docente - PERMANENTE
CLAUDIA BELTRAO DA ROSA Participante Externo
SIMONE DE OLIVEIRA GONCALVES BONDARCZUK Participante Externo
GILVAN VENTURA DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Doutorado no País GD 48

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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