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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ENSINO DE MODELOS COSMOLÓGICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS
BARBARA ROSA LAURETH
DISSERTAÇÃO
20/07/2021

A inclusão de estudantes com deficiência em salas de aula do ensino regular já é uma realidade e vem sendo assegurada pelas políticas públicas brasileiras, mas será que de fato ocorre esta inclusão em sala ou apenas estamos vivendo mais uma forma de integração? Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo promover a inclusão de um estudante com deficiência visual em uma sala de aula do ensino regular por meio da introdução de um caderno de atividades, produzido através da metodologia dos três momentos pedagógicos e utilizando um material concreto adaptado. O material foi desenvolvido priorizando os aspectos cognitivos do estudante com deficiência visual e do estudante vidente, para que ocorresse a inclusão em sala de aula com o engajamento de todos os envolvidos. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula do ensino regular no ensino fundamental anos finais, em dois grupos distintos: um grupo onde estava inserido um estudante com deficiência visual e outro composto somente de alunos videntes. Para a experimentação foram utilizadas as aulas destinadas à disciplina de ciências e para a coleta de dados foram utilizados os indicadores de Engajamento Disciplinar Produtivo bem como vídeo-gravação das atividades desenvolvidas. A produção do material didático foi realizada após visita a unidade de ensino para que se tivessem subsídios na construção das atividades e das três maquetes, uma representando o modelo cosmológico geocêntrico, outra o modelo cosmológico heliocêntrico, contemplando o movimento de translação, e uma explicitando os movimentos de translação e rotação da Terra. Percebeu-se através da analise do Engajamento Disciplinar Produtivo que o material concreto adaptado produzido oportunizou a inclusão em sala de aula e também contribuiu para a construção do conhecimento de todos os estudantes da classe com a participação ativa do estudante com deficiência visual.

Deficiência visual;Ensino de Física;Modelos Cosmológicos
The inclusion of students with disabilities in regular education classrooms is already a reality and has been ensured by Brazilian public policies, but does this inclusion actually occur in the classroom or are we just experiencing another form of integration? In this perspective, this work aimed to promote the inclusion of a visually impaired student in a regular education classroom through the introduction of an activity notebook, produced through the methodology of three pedagogical moments and using an adapted concrete material. The material was developed prioritizing the cognitive aspects of visually impaired students and sighted students, so that inclusion in the classroom could occur with the engagement of everyone involved. The research was carried out in a classroom of regular education in the final years of elementary school, in two distinct groups: a group where a student with visual impairment was inserted and another composed only by sighted students. For the experimentation, classes destined to the discipline of science were used and for data collection the indicators of Productive Disciplinary Engagement were used, as well as recording videos of the developed activities. The production of the teaching material was carried out after visiting the teaching unit so that they could have subsidies in the construction of the activities and the three models, one representing the geocentric cosmological model, another the heliocentric cosmological model, contemplating the translation movement, and one explaining the translation and rotation movements of the Earth. It was noticed through the analysis of the Productive Disciplinary Engagement that the adapted concrete material provided opportunities for inclusion in the classroom and also contributed to the knowledge construction of all the students in the class with the active participation of students with visual impairments.
Visual impairment;Teaching Physics;Cosmological Models
1
120
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Barbara Rosa Laureth.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Construindo máquinas matemáticas com a impressora 3D

Banca Examinadora

ROGERIO DE AGUIAR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROGERIO DE AGUIAR Docente - PERMANENTE
HELENA LIBARDI Participante Externo
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MODELOS COSMOLÓGICOS ADAPTADOS: UM ARTEFATO PARA O ENSINO DE CEGOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
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