• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
SUELLEN ROBERTA DE JESUS
DISSERTAÇÃO
27/07/2021

A pesquisa retratada nesta dissertação abrange a temática Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, com fundamentação em obras dos autores Ole Skovsmose e Paulo Freire. O problema que está sendo investigado nesta pesquisa é: “Como apresentar a Educação Financeira no Ensino Médio a partir de Cenários para Investigação na perspectiva da Educação Matemática Crítica?” O objetivo principal é propor uma abordagem de alguns tópicos relevantes de Educação Financeira (orçamento pessoal e/ou familiar; reserva financeira; impostos; cartão de crédito; consumo consciente) para alunos do Ensino Médio, a partir de Cenários para Investigação. A partir dos desdobramentos da pesquisa, coleta de dados e posterior análise, foi elaborado, além da dissertação propriamente dita, um produto educacional no formato de um caderno de atividades voltado para professores de Ensino Médio constituído por cenários e atividades desenvolvidos em ambientes de aprendizagem a partir de diferentes referências, apresentando uma possibilidade de abordagem baseada na Educação Matemática Crítica.

Educação Matemática Crítica;Ensino Médio;Cenários para Investigação;Educação Financeira
The research portrayed in this project covers the theme Financial Education, from the perspective of Critical Mathematics Education, based on works by authors Ole Skovsmose and Paulo Freire. The problem being investigated in this research is: "How to present Financial Education in High School from Scenarios for Research from the perspective of Critical Mathematics Education?" The main objective is to investigate the teaching process on some relevant Financial Education topics (personal and/or family budget; financial reserve; taxes; credit card; conscious consumption) for High School students, based on scenarios and activities. From the developments of the research, data collection and subsequent analysis, in addition to the dissertation itself, an educational product was prepared in the form of an activity book aimed at High School teachers, consisting of scenarios and activities developed in learning environments from different references, presenting a possibility of approach based on Critical Mathematics Education.
Critical Mathematics Education;High school;Research Scenarios;Financial education
1
78
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Suellen Roberta de Jesus Argena.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TANIA BAIER Participante Externo
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer