• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ARTICULAÇÕES DISCIPLINARES: UMA POSSIBILIDADE EM FEIRAS DE MATEMÁTICA
TIAGO RAVEL SCHROEDER
DISSERTAÇÃO
29/07/2021

Esta pesquisa insere-se no Movimento em Rede de Feiras de Matemática (MRFMat). Nesse ambiente o objetivo foi reconhecer a concepção de articulação disciplinar existente na orientação de trabalhos da Feira Catarinense de Matemática (FCMat) da categoria ensino médio, na modalidade Matemática Aplicada e/ou inter-relações com outras disciplinas e suas contribuições no aprimoramento na práxis dos docentes que dela participam. Delimitação essa que emergiu da seguinte problemática: Quais as contribuições de Feiras para a articulação entre disciplinas, no que se refere ao aprimoramento da práxis dos docentes que dela participam? A caracterização desta pesquisa foi qualitativa e divide-se em duas etapas: reconhecimento e aprimoramento. Para a etapa de reconhecimento foram realizados três procedimentos: dois de alcance exploratório, a visitação a uma FCMat e leitura de anais de quatro edições do mesmo evento e um procedimento de alcance diagnóstico, a leitura dos trabalhos correlatos. Por sua vez, para a etapa de aprimoramento foram realizados outros dois procedimentos, ambos de alcance explicativo, a aplicação do curso de formação delineado como produto educacional e sua validação por meio de uma entrevista com os participantes, após a aplicação do mesmo. A entrevista passou por uma Análise Textual Discursiva (ATD) para que o problema de pesquisa fosse respondido. Por fim, os materiais utilizados no curso deram origem ao produto educacional dessa dissertação, um e-book. Os resultados destes procedimentos apontaram que as Feiras permitem contribuições organizadas em três momentos: antes da Feira, no que tange a epistemologia do docente, relacionada a compreensão da matemática como ciência; durante a Feira, ao colaborar com o trabalho pedagógico por meio do planejamento das atividades e posterior a participação do evento com o registro escrito das atividades realizadas.

Unidisciplinaridade;Pluridisciplinaridade;Interdisciplinaridade;Transdisciplinaridade;Feiras de Matemática;Formação de professores
This research is part of the Movement in Network of Mathematics Fairs (MNMatF). In this environment, the objective was to recognize the concept of disciplinary articulation that exists in the orientation of works at the Santa Catarina Mathematics Fair (SCMatF) of the high school category, in the Applied Mathematics modality and/or interrelationships with other disciplines and their contributions to the improvement in the praxis of professors who participate in it. This delimitation emerged from the following issue: What are the contributions of Fairs to the articulation between disciplines, with regard to the improvement of the praxis of the professors who participate in it? The characterization of this research was qualitative and is divided into two stages: recognition and improvement. For the recognition stage, three procedures were carried out: two exploratory procedures, visiting a SCMatF and reading the proceedings of four editions of the same event, and a diagnostic procedure, reading related works. In turn, for the improvement stage, two other procedures were carried out, both of an explanatory scope, the application of the training course outlined as an educational product and its validation through an interview with the participants, after its application. The interview underwent a Textual Discursive Analysis (TDA) so that the research problem could be answered. Finally, the materials used in the course gave rise to the educational product of this dissertation, an e-book. The results of these procedures showed that the Fairs allow contributions organized in three moments: before the Fair, with regard to the epistemology of the teacher, related to the understanding of mathematics as a science; during the Fair, by collaborating with the pedagogical work through the planning of activities and subsequent participation in the event with a written record of the activities carried out.
Unidisciplinarity;Pluridisciplinarity;Interdisciplinarity;Transdisciplinarity;Mathematics Fair;Teacher training
1
172
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Tiago Ravel Schroeder.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

ELISA HENNING
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA ANDREA GRAWIESKI CIVIERO Participante Externo
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE
ELISA HENNING Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADORES EM FEIRAS DE MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer