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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
Um Jogo Sério para o ensino da matemática com foco na cultura africana
CRISTIANO DAMACENO
DISSERTAÇÃO
30/07/2021

A aprendizagem baseada em jogos tem sido considerada nos últimos anos como uma importante metodologia para diversas áreas do ensino. Aliar a ludicidade aos processos de aquisição de conhecimento nos ambientes educacionais tem mostrado que os jogos são capazes de motivar os alunos de uma forma que outras ferramentas ou metodologias não o fazem. Nesse contexto, os jogos sérios podem se constituir uma ferramenta eficiente deste tipo de aprendizagem. Neste tipo de jogo, mesmo existindo metas, há também uma preocupação com relação aos processos desenvolvidos durante o cumprimento dos objetivos. Sob esta perspectiva, o jogo de RPG (Role-Playing Game) se mostrou uma ferramenta que usa a imaginação tanto do aluno quanto do professor e se adapta facilmente em qualquer contexto ou temática. O problema de pesquisa focou sobre como está sendo o uso dos jogos jogos sérios no ensino de matemática, suas estratégias pedagógicas e seus processos avaliativos. Com base em um levantamento bibliográfico, observou-se critérios técnicos e pedagógicos dentre eles o conteúdo abordado, processo avaliativo e pesquisa de satisfação, buscando possíveis lacunas na producao de jogos para o ensino da matemática. Objetivou-se, então, a construção de um jogo sério colaborativo em formato RPG, para o ensino de matemática com foco nos conceitos de origem africana e no processo avaliativo interno do jogo. Foi utilizado um modelo de avaliação baseado em competências, em consonância com a BNCC, usando a abordagem do CHA – conhecimentos, habilidades e atitudes. O jogo foi desenvolvido para ambiente físico presencial e para ambiente remoto, usando o Google Planilhas para as fichas de jogo e o Discord como tabuleiro virtual. A utilização da abordagem de avaliação por competências observou as atitudes dos estudantes e como elas podem colaborar no processo de apropriação do conhecimento, mostrando que as atitudes apresentadas durante o cumprimento das tarefas podem estar relacionadas com os resultados na avaliação de aprendizagem. O produto educacional elaborado foi um guia de uso do UBUNTUMAT 1.0 que foi disponibilizado na internet gratuitamente. Os resultados mostraram ainda que há uma relação entre as atitudes dos estudantes no andamento do jogo e seu resultado no processo de avaliação de aprendizagem. Observou-se que 74% dos estudante tiveram resultados nas suas avaliações de atitudes compatíveis com as suas avaliações de aprendizagem, mostrando similaridade entre as duas avaliações. Se a avaliação de atitude foi positiva, a avaliação de aprendizagem também se deu da mesma forma, de maneira equivalente foi constatado quando a avaliação de atitude não foi positiva ou não percebida, a avaliação de aprendizagem teve resultado similar. Neste sentido, com base nos resultados foi possível observar que as avaliações de aprendizagem apresentaram, dentro do contexto do jogo, relação com o resultado da avaliação de atitudes.

jogo sério;Role Playing Game;aprendizagem baseada em jogos;ensino de matemática;cultura africana
Game-based learning has been considered in recent years as an important methodology for several areas of education. Combining playfulness with knowledge acquisition processes in educational environments has shown that games are able to motivate students in a way that other tools or methodologies do not. In this context, serious games can be an efficient tool for this type of learning. In this type of game, even if there are goals, there is also a concern about the processes developed during the fulfillment of the goals. From this perspective, the RPG game (Role-Playing Game) proved to be a tool that uses the imagination of both the student and the teacher and adapts easily to any context or theme. The research problem focused on how serious games are being used in mathematics teaching, their pedagogical strategies, and their evaluation processes. Based on a bibliographical survey, technical and pedagogical criteria were observed, among them the approached content, evaluation process and satisfaction survey, looking for possible gaps in the production of games for the teaching of mathematics. The objective was, then, to build a serious collaborative game in RPG format, for teaching mathematics with a focus on concepts of African origin and on the game's internal evaluation process. A competency-based assessment model was used, in line with the BNCC, using the CHA approach – knowledge, skills and attitudes. The game was developed for physical in-person and remote environment, using Google Sheets for game sheets and Discord as a virtual board. The use of the competency assessment approach observed the students' attitudes and how they can collaborate in the knowledge appropriation process, showing that the attitudes presented during the fulfillment of tasks may be related to the results in the learning assessment. The educational product developed was a user guide for UBUNTUMAT 1.0 that was made available on the internet for free. The results also showed that there is a relationship between the students' attitudes during the game and its result in the learning assessment process. It was observed that 74% of students had results in their attitude assessments compatible with their learning assessments, showing similarity between the two assessments. If the attitude evaluation was positive, the learning evaluation also took place in the same way, in an equivalent way it was found when the attitude evaluation was not positive or not perceived, the learning evaluation had a similar result. In this sense, based on the results, it was possible to observe that the learning assessments presented, within the context of the game, a relationship with the result of the assessment of attitudes.
serious game;Role Playing Game;game-based learning;math teaching;African culture
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Cristiano Damaceno.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Metodologias ativas e aprendizagem colaborativa na educação formal e informal com suporte das tecnologias de informação e comunicação

Banca Examinadora

AVANILDE KEMCZINSKI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AVANILDE KEMCZINSKI Docente - PERMANENTE
ROBERTO PEREIRA Participante Externo
MARCELO DA SILVA HOUNSELL Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DE USO DO JOGO SÉRIO UBUNTUMAT 1.0 PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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