• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO DE REALIDADE MISTA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FERNANDA CRISTINE ANDRADE DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
30/07/2021

Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada para desenvolvimento do produto educacional “Sequência didática para simular práticas de estágio curricular com realidade mista” no curso de mestrado profissional do PPGECMT, voltada a professores formadores de professores. São apresentados os procedimentos que foram adotados para este fim, com discussão do suporte teórico sobre realidade mista e sobre o papel do estágio na formação inicial, análise de uma prática realizada com professores em formação inicial em curso de licenciatura em matemática e descrição do desenvolvimento do produto educacional. Os resultados da pesquisa apontaram possibilidades de utilização de tecnologias de realidade mista para simular práticas de ensino em disciplinas de estágio para potencializar a interação dos professores em formação com o ambiente escolar antes de sua inserção na profissão.

Educação Matemática;formação inicial de professores;estágio curricular;realidade mista;simulação
This dissertation presents a research carried out for the development of the educational product “Didactic sequence for simulating practices of curricular internship with mixed reality” in the professional master's degree course at PPGECMT, directed to teachers who train teachers. The procedures that were adopted for this purpose are offered, with discussion of the theoretical support on mixed reality and on the role of internship in initial training, analysis of a practice carried out with teachers in initial training in a degree course in mathematics and description of the development of the educational product. The research results pointed out possibilities of using mixed reality technologies for simulating teaching practices in internship subjects to enhance the interaction of teachers in training with the school environment before their insertion in the profession.
Mathematics Education;initial teacher education;curricular internship;reality, mixed;simulation
1
63
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Fernanda Cristine Andrade de Oliveira.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Experimentação de ambientes de simulação de realidade mista na formação de professores

Banca Examinadora

LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JORGE CASSIO COSTA NOBRIGA Participante Externo
LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS Docente - COLABORADOR
MARTHA KASCHNY BORGES Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SIMULAR PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR COM REALIDADE MISTA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer