• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ARTICULAÇÃO COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
TAINARA ZAMPIERON
DISSERTAÇÃO
23/09/2021

O Ensino de Química vem passando por reformulações, de modo a deixar de ser um ensino baseado em atividades de memorização de conceitos, fórmulas e conteúdo e em um sistema de ensino transmissivo. Pode-se considerar o Ensino por Investigação como uma perspectiva de ensino que desenvolve a autonomia do estudante, bem como promove a aproximação do conteúdo com a sua vivência. Esta perspectiva de ensino vem sendo pouco discutida nos cursos de licenciatura, o que faz com que os professores em formação inicial tenham pouco contato com ela. Esta pesquisa buscou investigar como a discussão de Atividades Investigativas pode contribuir para a formação de licenciandos em Química. Para isso, desenvolveu-se atividades investigativas que foram elaboradas de acordo com os elementos do Ensino por Investigação e com o uso da ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação, e fazem parte do Produto Educacional desenvolvido no decorrer da pesquisa. A análise dos dados foi oriunda de um curso aplicado a duas turmas do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado de Santa Catarina, em que se discutiu os aspectos da perspectiva e proposições de novas atividades, as quais também farão parte do Produto Educacional. Por meio da pesquisa qualitativa, buscou-se analisar os limites e possibilidades de inserir atividades investigativas em sala de aula. As análises das discussões realizadas evidenciam que, apesar da preocupação em abranger a maioria dos elementos do Ensino por Investigação para a elaboração das atividades, muitos acadêmicos não conseguiram identificá-los ao realizar as atividades. Quanto a proposição de suas atividades pode-se notar que alguns acadêmicos tentaram seguir um roteiro fechado o que não é o indicativo desta perspectiva, já que protocolos fechados, não favorecem o engajamento intelectual investigativo do estudante. Referente ao entendimento sobre o Ensino por Investigação, a maioria dos participantes ampliou seu conhecimento sobre a perspectiva, foi capaz de identificar as contribuições e barreiras para a implementação das atividades em sala de aula. Observa-se a necessidade de que eles tenham mais contato com esta perspectiva, oportunizando-os de levar para a sala de aula e aplicar as atividades, buscando o desenvolvimento crítico e de seus estudantes.

Ensino por investigação;Formação inicial de professores;Atividades Investigativas;Ensino Médio
The Teaching of Chemistry has suffered reformulations, in order to stop being taught based on activities of memorization of concepts, formulas and content, and on a teaching system by transmission. Teaching by Investigation can be considered as a teaching perspective that develops the student's autonomy, as well as promoting the approximation of the content with their experience. This teaching perspective has been little discussed in undergraduate courses, which means that teachers at initial academic studies have little contact with it. This research sought to investigate how the discussion of Investigative Activities can contribute to the formation of undergraduates in Chemistry. For this, investigative activities were developed, which were elaborated in accordance with the elements of Teaching by Investigation and with the use of the Diagnosis of Elements of Science Teaching by Investigation tool, and are part of the Educational Product developed during the research. Data analysis came from a course applied to two groups of the Chemistry Degree course at the University of State of Santa Catarina in which aspects of perspective and proposals for new activities were discussed, which will also be part of the Educational Product. Through qualitative research, we sought to analyze the limits and possibilities of including investigative activities in the classroom. The analyzes of the discussions carried out show that, despite the concern to cover most elements of Teaching by Investigation for the elaboration of activities, many academics were unable to identify them when carrying out the activities. As for the proposition of their activities, it can be noticed that some academics tried to follow a closed script, which is not indicative of this perspective, since closed protocols do not favor the student's investigative intellectual engagement. Regarding the understanding of Teaching by Inquiry, most participants expanded their knowledge about the perspective, were able to identify the contributions and barriers to the implementation of activities in the classroom. There is a need for them to have more contact with this perspective, providing them with opportunities to take them to the classroom and apply the activities, seeking the critical development of their students.
Teaching by investigation;Initial teacher training;Investigative Activities;High school.
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Tainara Zampieron.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

IVANI TERESINHA LAWALL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE
NICOLE GLOCK MACENO Docente - PERMANENTE
VIVIANE BRICCIA DO NASCIMENTO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 12

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer