• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE (31004016066P8)
As representações sociais da educação física e suas associações com as subáreas biodinâmica, sociocultural e pedagógica.
FELIPE DA SILVA TRIANI
TESE
27/05/2021

Ainda que uma das características da Educação Física seja sua diversidade epistemológica, há um movimento de alargamento da biodinâmica de maneira desproporcional à sociocultural e pedagógica. Os impactos desse processo na formação de professores e os mecanismos que têm implicado esses efeitos ainda são questionáveis. Destarte, objetivou-se discutir o cenário epistêmico da Educação Física brasileira, com ênfase no Rio de Janeiro, a partir das representações sociais que são engendradas no âmago dos cursos de formação de professores de Educação Física e suas associações com as subáreas pedagógica, sociocultural e biodinâmica. Para tanto, empregou-se o estudo de campo a partir da participação de estudantes e docentes da graduação por meio da realização de testes e entrevistas respectivamente. Inicialmente, os resultados indicam que a desproporcionalidade entre as subáreas da Educação Física, com alargamento da biodinâmica, está presente no contexto da pós-graduação do Rio de Janeiro, mais especificamente no que tange ao número de docentes credenciados nos programas, áreas de concentração, linhas de pesquisa e possibilidades de publicação. No que tange as representações sociais dos acadêmicos sobre Educação Física, independentemente da modalidade do curso, licenciatura ou bacharelado, ou do período, ingressantes ou concluintes, foi observado que as representações sociais estão associadas à biodinâmica, subárea que compõe o Núcleo Central da estrutura representacional dos grupos participantes. Sobre a pesquisa com os professores dos cursos de formação de professores de Educação Física, percebeu-se que mais da metade dos docentes das três instituições participantes são da subárea biodinâmica e que as representações sociais que compartilham acerca da Educação Física estão ancoradas no modelo biomédico das biociências e sua objetivação em um modos operandi pautado em uma racionalidade técnica instrumental. Na busca das condições de possibilidade que têm implicado à disseminação de representações sociais que associam a Educação Física predominantemente à biodinâmica, na formação de professores inicial e continuada, o manuscrito defende cinco excertos que contribuem para a conformação de uma Educação Física biodinâmica, sendo eles: i) a chegada da racionalidade técnica instrumental na Educação Física pela via da Medicina; ii) a primeira pós-graduação que teve médicos como orientadores e a biodinâmica como primeira área de concentração; iii) o desmembramento da Educação Física em subáreas; iv) o sucesso da biodinâmica na batalha pelos objetos de disputa dentro do campo; v) a divisão do curso de formação de professores em duas modalidades e a fragmentação disciplinar do currículo como ressonâncias da instalação da racionalidade técnica instrumental. Portanto, a partir das investigações documentais, dos estudos sobre as representações sociais dos estudantes e professores, bem como das analíticas propostas, o texto defende a tese de que na medida em que a Educação Física em um contexto de busca por afirmação enquanto ciência é colonizada pela racionalidade técnica instrumental e que essa, por sua vez, tem em seu método o único percurso aceito socialmente para a produção dos enunciados de verdade, as representações sociais da Educação Física associadas às subáreas pedagógica e sociocultural tendem a ser deslegitimadas, inclusive pelos indivíduos do próprio grupo que buscam legitimação pela via biodinâmica.

Educação Física;Representações Sociais;Formação de Professores.
Although one of the characteristics of Physical Education is its epistemological diversity, there is a movement to expand biodynamics in a way that is disproportionate to socio-cultural and pedagogical. The impacts of this process on teacher training and the mechanisms that have implied these effects are still questionable. Thus, the objective was to discuss the epistemic scenario of Brazilian Physical Education, with an emphasis on Rio de Janeiro, from the social representations that are engendered in the core of the Physical Education teacher training courses and their associations with the pedagogical, sociocultural and biodynamics. For that, field study was used based on the participation of undergraduate students and professors through tests and interviews, respectively. Initially, the results indicate that the disproportionality between the sub-areas of Physical Education, with the expansion of biodynamics, is present in the context of postgraduate studies in Rio de Janeiro, more specifically with regard to the number of accredited teachers in the programs, areas of concentration, lines of research and possibilities of publication. Regarding the social representations of academics on Physical Education, regardless of the course, bachelor's or bachelor's degree, or the period, whether entering or concluding, it was observed that social representations are associated with biodynamics, the subarea that makes up the Central Nucleus of the representational structure participating groups. Regarding the research with the teachers of the Physical Education teacher training courses, it was noticed that more than half of the teachers from the three participating institutions are from the biodynamic sub-area and that the social representations they share about Physical Education are anchored in the biomedical model of the biosciences and their objectification in operandi modes based on instrumental technical rationality. In the search for the conditions of possibility that have implied the dissemination of social representations that associate Physical Education predominantly with biodynamics, in initial and continuing teacher education, the manuscript defends five excerpts that contribute to the formation of a biodynamic Physical Education, namely: i) the arrival of instrumental technical rationality in Physical Education through Medicine; ii) the first graduate program that had doctors as advisors and biodynamics as the first area of concentration; iii) the breakdown of Physical Education in sub-areas; iv) the success of biodynamics in the battle for objects of dispute within the field; v) the division of the teacher training course into two modalities and the disciplinary fragmentation of the curriculum as a resonance of the installation of instrumental technical rationality. Therefore, based on documentary investigations, studies on the social representations of students and teachers, as well as the proposed analytics, the text defends the thesis that as Physical Education in a context of search for affirmation while science is colonized by instrumental technical rationality and that this, in turn, has in its method the only socially accepted path for the production of truth statements, the social representations of Physical Education associated with the pedagogical and socio-cultural sub-areas tend to be delegitimized, even by individuals from the group that seeks legitimation through the biodynamic path.
Physical Education;Social Representation;Teacher Training.
1
138
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Felipe da Silva Triani_Tese.pdf

Contexto

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS DO ESPORTE
ABORDAGENS PSICOSSOCIOCULTURAIS DO ESPORTE
História, Mídia e Esporte

Banca Examinadora

SILVIO DE CASSIO COSTA TELLES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CRISTINA NOVIKOFF Participante Externo
MONIQUE RIBEIRO DE ASSIS Docente - PERMANENTE
SILVIO DE CASSIO COSTA TELLES Docente - PERMANENTE
SILVIA MARIA AGATTI LUDORF Participante Externo
MARCELO MOREIRA ANTUNES Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer