• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
LOUSA DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AULAS DE FÍSICA
JANAINA BACK ALEXANDRE
DISSERTAÇÃO
19/11/2021

Na literatura do campo de educação de forma abrangente e de educação em ciências, em particular, encontra-se indicações positivas e críticas quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Embora pareça contraditório, isso é compreensível e faz com que tenhamos que analisar cada crítica ou cada indicação de potencialidade atrelada ao contexto específico a que se referem e que lhes deram origem e motivação. Neste âmbito, encontra-se questionamentos sobre: o uso de tecnologias em sala de aula, quais as vantagens e os desafios inerentes à utilização destes recursos didático-pedagógicos e, quais subsídios são necessários para o professor fazer uso de tais recursos. Haja vista este cenário mais abrangente, teve-se como objetivo, nesta investigação, promover um estudo movido pelo seguinte problema de pesquisa: quais os desafios e as vantagens didático-pedagógicas do uso da Lousa Digital em aulas de Física e em que medida este uso favorece a aprendizagem dos estudantes? A pesquisa se caracteriza como de intervenção e a parte empírica, relativa à implementação do Produto Educacional, foi desenvolvida em uma escola de educação básica do estado de Santa Catarina, em uma turma do Primeiro Ano do Ensino Médio. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: diário de campo, vídeo-gravações, produção de estudantes, pré-teste e pós-teste e questionário. As aulas, inerentes à intervenção didático-pedagógica, foram conduzidas pela professora pesquisadora, de forma presencial, respeitando as regras de saneamento impostas pela pandemia (COVID-19). O produto Educacional está composto por um módulo didático, estruturado de acordo com a perspectiva dos três momentos pedagógicos, e focados para o ensino das Leis de Newton. Sob uma perspectiva metodológica, pela natureza dos dados coletados e do tratamento e análise empregada, a investigação assume aspectos típicos de uma pesquisa mista. A partir dos resultados da pesquisa, ficou claro que a LD corrobora para alcançar a aprendizagem dos estudantes, porém, o que está entrelaçado ao seu uso é um planejamento bem estruturado.

Lousa Digital;Três Momentos Pedagógicos;Tecnologias;Ensino de Física;Ensino Médio
In the literature in the field of education in a comprehensive way and in science education, in particular, there are positive and critical indications regarding the use of technologies in the classroom. Although it seems contradictory, this is understandable and makes us have to analyze each criticism or each indication of potentiality linked to the specific context to which they refer and which gave rise and motivation. In this context, there are questions about: the use of technologies in the classroom, what are the advantages and challenges inherent to the use of these didactic-pedagogical resources and what subsidies are necessary for the teacher to make use of such resources. Given this broader scenario, this investigation aimed to promote a study driven by the following research problem: what are the didactic-pedagogical challenges and advantages of using the Digital Whiteboard in Physics classes and to what extent is this use does it favor student learning? The research is characterized as an intervention and the empirical part, relating to the implementation of the Educational Product, was developed in a basic education school in the state of Santa Catarina, in a class of the First Year of High School. As data collection instruments were used: field diary, video recordings, student production, pre-test and post-test and questionnaire. The classes, inherent to the didactic-pedagogical intervention, were conducted by the researcher teacher, in person, respecting the sanitation rules imposed by the pandemic (COVID-19). The Educational product consists of a didactic module, structured according to the perspective of the three pedagogical moments, and focused on teaching Newton's Laws. From a methodological perspective, due to the nature of the data collected and the treatment and analysis used, the investigation assumes typical aspects of a mixed research. From the research results, it was clear that the textbooks contribute to achieve student learning, however, what is intertwined with its use is a well-structured planning.
Digital board;Three Pedagogical Moments;Technologies;Learning;Teaching Physics
1
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Janaina Back Alexandre.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Cognição, Motivação e Práticas Educativas: Relações e Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEX BELLUCCO DO CARMO Docente - PERMANENTE
LUIZ CLEMENT Docente - PERMANENTE
GABRIELA KAIANA FERREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 10

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
LOUSA DIGITAL EM AULAS DE FÍSICA: ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DAS LEIS DE NEWTON TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer