• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
PLATAFORMA KHAN ACADEMY: UMA POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
ANDRIELE DO AMARAL PENTEADO
DISSERTAÇÃO
19/11/2021

Buscou-se, com esta pesquisa, colaborar com o ensino remoto, acarretado pela pandemia mundial Covid-19, ao elaborar um curso de tutorial da plataforma Khan Academy, bem como aplicá-lo com um grupo de professores. O mesmo foi realizado de forma remota, que culminou em um Produto Educacional, em forma de E-book, para professores, com possibilidades de uso da plataforma Khan Academy, tutorial de uso, além de uma Sequência Didática de Matemática, voltada ao conteúdo de Fatorações e Produtos Notáveis, para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, em que se propôs a utilização da plataforma numa perspectiva híbrida, mesclada a outras metodologias, flexibilizando o seu uso, antes, durante e após os momentos de aula.Como natureza da pesquisa, considerou-se de ordem qualitativa pelas particularidades e o universo da amostragem. A coleta de dados foi realizada após aplicação do curso, com sete participantes. Para o tratamento dos dados, organizou-se em categorias e com os resultados obtidos, observou-se que, além das dificuldades relatadas pelas participantes no período de aulas remotas, ainda há fatores limitantes, como ausência de debates e políticas públicas que incentivem e capacitem professores para uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) nas aulas. Espera-se que esta pesquisa desperte outras que se relacionem com os temas abordados, bem como com os questionamentos encontrados no decorrer do percurso.

Khan Academy;Formação de Professores;TDICs;Ensino Remoto;Matemática
With this research, we sought to collaborate with remote teaching, brought about by the Covid19 worldwide pandemic, by developing a tutorial course on the Khan Academy platform, as well as applying it with a group of teachers. The same was carried out remotely, which culminated in an Educational Product, in the form of an E-book, for teachers, with the possibility of using the Khan Academy platform, a tutorial for use, in addition to a Mathematics Didactic Sequence, focused on the content of Notable Factors and Products, for a 9th grade class of Elementary School, which proposed the use of the platform in a hybrid perspective, mixed with other methodologies, making its use more flexible, before, during and after classes. As the nature of the research, it was considered a qualitative order due to the particularities and universe of the sampling. Data collection was carried out after application of the course, with seven participants. For the treatment of data, it was organized into categories and with the results obtained, it was observed that, in addition to the difficulties reported by the participants in the period of remote classes, there are still limiting factors, such as the absence of debates and public policies that encourage and empower teachers to use TDICs (Digital Information and Communication Technologies) in classes. It is hoped that this research awakens others that relate to the topics covered, as well as the questions encountered along the way.
Khan Academy;TDICs;Teacher training;Remote teaching;Math
1
70
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Andriele do Amaral Penteado.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KARISTON PEREIRA Docente - PERMANENTE
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE
JORGE CASSIO COSTA NOBRIGA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 28

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AULAS REMOTAS E AGORA? POSSIBILIDADES DE USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO DA MATEMÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer