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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
A RELAÇÃO ENTRE OS JOVENS, OS SABERES E A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA: “ESTUDAR QUÍMICA PARA QUÊ?”
RAYSA POLL
DISSERTAÇÃO
02/12/2021

Essa dissertação apresenta reflexões sobre quais fatores mobilizadores são responsáveis pelo despertar do desejo pela aprendizagem da Química. Busca compreender a relação entre os jovens e o saber a partir de estudos publicados por Bernard Charlot. Tem o objetivo de contribuir com reflexões e debates acerca da relação entre os jovens e o saber e elaborar um material paradidático para estudantes da Educação Básica, que utiliza assuntos/temas relacionados ao cotidiano dos jovens envolvendo saberes da Química. O Produto Educacional foi desenvolvido a partir de uma pesquisa dividida em duas fases, anterior e posterior ao desenvolvimento do material. A coleta de dados foi realizada com três questionários. Na análise, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a criação de categorias representando os elementos usados na construção do PE. A primeira fase teve como objetivo ser fonte de informações para a elaboração de um material paradidático. Para isso, acadêmicos de Licenciatura em Química da UDESC de Joinville responderam um questionário diagnóstico. A maioria demonstrou ser influenciado por um fator externo em comum, o professor da disciplina. Em seguida elaborou-se o PE, “Guia do/a aluno/a: Estudar Química para quê?”, utilizando textos autorais escritos com uma linguagem contextualizada ao cotidiano do aluno, com o objetivo de despertar questionamentos e reflexões sobre sua relação com o outro e o mundo em que vive. Elementos esses criados com base nas ideias de Attico Chassot e Bernard Charlot. Na segunda fase 62 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e 4 professores atuantes na EB, receberam o guia e responderam dois questionários. As respostas indicaram que a utilização do material pode mobilizar e despertar o desejo pela aprendizagem da Química e concordaram que a linguagem utilizada cumpre o objetivo de transmitir o conhecimento. Muitos estudantes relataram que a forma como os textos são apresentados ao leitor, aproxima e melhora a interação entre professor e aluno. Pode-se concluir que o PE desenvolvido cumpriu o objetivo de servir como fator mobilizador para o despertar do desejo pela aprendizagem da Química, em jovens estudantes da EB, estreitando laços com os saberes desta ciência.

Saber;Mobilizador;Paradidático;Cotidiano;Aprendizagem da Química
This dissertation presents reflections on which mobilizing factors are responsible for awakening the desire for learning Chemistry. It seeks to understand the relationship between young people and knowledge based on studies published by Bernard Charlot. Its objective is to contribute with reflections and debates about the relationship between young people and knowledge and to elaborate a teaching material for Basic Education students, which uses subjects/themes related to the daily lives of young people involving knowledge of Chemistry. The Educational Product was developed from a research divided into two phases, before and after the development of the material. Data collection was performed with three questionnaires. In the analysis, a qualitative approach was used, with the creation of categories representing the elements used in the construction of the EP. The first phase aimed to be a source of information for the development of educational material. For this, undergraduate students in Chemistry at UDESC Joinville answered a diagnostic questionnaire. Most demonstrated to be influenced by a common external factor, the subject teacher. Then, the EP was elaborated, “Student's Guide: Studying Chemistry for what?”, using authorial texts written in a language contextualized to the student's daily life, with the objective of raising questions and reflections on their relationship with the other and the world where you live. These elements were created based on the ideas of Attico Chassot and Bernard Charlot. In the second phase, 62 first-year high school students and 4 teachers working at the BE received the Guide and answered two questionnaires. The answers indicated that the use of the material can mobilize and arouse the desire for learning Chemistry and they agreed that the language used fulfills the objective of transmitting knowledge. Many students reported that the way texts are presented to the reader brings closer and improves the interaction between teacher and student. It can be concluded that the developed EP fulfilled the objective of serving as a mobilizing factor for the awakening of the desire for learning Chemistry in young BE students, strengthening ties with the knowledge of this science.
Know;Mobilizer;Didactic;Daily;Learning Chemistry
1
107
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Raysa Poll.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA GRACA MORAES BRAGA MARTIN Docente - PERMANENTE
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE
GUILHERME SIPPEL MACHADO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 29

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DO/A ALUNO/A: ESTUDAR QUÍMICA PARA QUÊ? TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
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