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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: estudo sobre alimentação
JULIANA PATRICIA RITZMANN NOGARA
DISSERTAÇÃO
16/12/2021

A alimentação é a base para a manutenção da vida humana. A relação com os alimentos é construída no decorrer da nossa evolução como pessoa e como sociedade. Existem muitos fatores relacionados à qualidade de vida que estão diretamente associados à alimentação, e muitos são os estudos que buscam melhorar nossa compressão sobre o assunto, no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que devemos exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Para atingir estes pressupostos da educação apresentamos, como parte deste trabalho de mestrado, um produto educacional com uma organização de projeto integrador, isto é, disponibilizamos um material didático-pedagógico contendo atividades organizadas em uma perspectiva temática. Para a orientação e fundamentação teórico-metodológica do produto educacional, tomamos como referência os Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco, e nas ideias de Paulo Freire, Vygotsky e Laudan. Focado nesta intervenção, surge à ideia de pesquisa, retratada no seguinte questionamento: Quais as contribuições da Abordagem Temática Freireana para a contextualização e estruturação de uma ação de ensino e aprendizagem sobre alimentação em aulas de ciências? Os objetivos inerentes ao trabalho investigativo são: Contribuir com uma educação escolar que propicia às crianças e aos adolescentes uma relação saudável com a alimentação. Identificar aspectos da abordagem temática, contextualizada e multidisciplinar, que favoreçam ações educativas capazes de levar os alunos a refletir sobre o tema alimentação. Buscar aporte pedagógico na abordagem temática para favorecer contextos educativos capazes de promover a formação de competências e habilidades. Avaliar o produto educacional sob a perceptiva da leitura crítica de professores que atuam na educação básica. A partir da investigação realizada os resultados encontrados apontam que a atividade proposta atende a contextualização necessária e contribui para reflexão dos alunos sobre o tema, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades.

Alimentação;Atividade Temática Freireana (ATF;Ensino de Ciências;Educação Básica
Food is the basis for maintaining human life. Our relationship with food is built in the course of our evolution as a person and as a society. There are many factors related to our quality of life that are directly associated with it, and there are many studies that seek to improve our compression on the subject, in the school context. The Common Curricular Base (BNCC) says that we must exercise intellectual curiosity and resort to the specific approach of the sciences, including research, reflection, critical analysis, imagination and creativity, to investigate causes, to elaborate and test hypotheses, to formulate and solve problems and create solutions based on the knowledge of the different areas. To achieve these educational assumptions, we present, as part of this master's work, an educational product with an integrating project organization, that is, we provide a didactic-pedagogical material containing activities organized in a thematic perspective. For the orientation and theoretical-methodological foundation of the educational product, we take as reference the Three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov, Angotti e Pernambuco, and the ideas of Paulo Freire, Vygotsky and Laudan. Focused on this intervention, the idea of research emerges, portrayed in the following question: What are the contributions of the Freirean Thematic Approach to the contextualization and structuring of a teaching and learning action about food in science classes? The objectives inherent to the investigative work are: Contribute to a school education that provides children and adolescents with a healthy relationship with food. Identify aspects of the thematic, contextualized and multidisciplinary approach that favor educational actions capable of leading students to reflect on the topic of nutrition. Seek pedagogical contribution in the thematic approach to favor educational contexts capable of promoting the formation of skills and abilities. Evaluate the educational product from the perspective of critical reading by teachers who work in basic education. From the investigation carried out the found results show that the proposed activity meets the necessary contextualization and contributes to students' reflection on the topic, as well as the development of skills and abilities.
Food;Freirean Thematic Approach (ATF);Science Teaching;Basic Education
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Juliana Patricia Ritzmann Nogara.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Cognição, Motivação e Práticas Educativas: Relações e Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEANDRO DUSO Participante Externo
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE
LUIZ CLEMENT Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 10

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ESTUDO SOBRE ALIMENTAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA TEMÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
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