• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO: DO ENSINO MÉDIO À UNIVERSIDADE
LUCELIA OLIVEIRA DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
24/11/2021

A pesquisa retratada nesta dissertação adentra em um tema muito discutido na Educação Matemática, a dificuldade encontrada por calouros nos cursos de Cálculo para acompanhar essa disciplina, dificuldades essas que tangenciam a Educação Básica e Ensino Superior. O foco da pesquisa é direcionado para as dificuldades nos processos de Ensino e Aprendizagem da matemática da Educação Básica, que podem refletir no Ensino Superior em disciplinas que envolvem Cálculo. O Cálculo Diferencial Integral tem se tornado uma crise no meio acadêmico. O problema delimitado por essa pesquisa: como contribuir com estudantes da Educação Básica durante a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, para superar a crise do Cálculo enfrentada por calouros em cursos universitários? Tendo em vista o alto índice de reprovação e evasão nas disciplinas de Cálculo o objetivo dessa pesquisa é investigar na Educação Básica com alunos e professores envolvidos no processo, os possíveis obstáculos, que influenciam na crise do Cálculo, visando promover subsídios para alunos da Educação Básica, com a intenção de minimizar o índice de reprovação e evasão nas universidades nas disciplinas de Cálculo. Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo que questionários, observações e análise documental foram os instrumentos de coleta de dados da pesquisa. Para a análise de dados, foram utilizadas análise de conteúdo e categorias de análise, segundo a proposta de Gomes (1994). Os resultados apontaram que a Educação Básica e Universidade ainda estão muito distantes tanto seus atores quanto seus currículos, que é necessário modificar a cultura dos atores envolvidos no processo. Com a proposta de minimizar essa distância um Produto Educacional em formato de livro, foi desenvolvido para alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio, pontuando os possíveis desafios que vão encontrar quando tornarem-se calouros, e como desenvolver o ofício de ser estudante.

Etnometodologia;Ensino Aprendizagem do Cálculo;Cálculo Diferencial e Integral;Transição do Ensino Médio para a Universidade
The research portrayed in this dissertation focuses on a much discussed topic in Mathematics Education, the difficulty encountered by freshmen in Calculus courses to follow this discipline, difficulties that affect Basic Education and Higher Education. The focus of the research is directed to the difficulties in the Teaching and Learning processes of Mathematics in Basic Education, which may reflect on Higher Education in subjects that involve Calculus. Integral Differential Calculus has become a crisis in the academic field. The problem delimited by this research: how to contribute with Basic Education students during the transition from High School to Higher Education, to overcome the Calculus crisis faced by freshmen in university courses? Owing to the high rate of failure and evasion in the calculus subjects, the objective of this research is to investigate in Basic Education with students and teachers involved in the process, the possible obstacles that influence the calculus crisis, aiming to promote subsidies for Basic Education students, with the intention of minimizing the failure and dropout rate at universities in the disciplines of Calculus. This research is characterized as qualitative through questionnaires, observations, document analysis, which are instruments for collecting research data. For data analysis, content analysis and analysis categories were used, as proposed by Gomes (1994). The results showed that Basic Education and University are still very distant, both their actors and their curriculum, and it is necessary to change the culture of the actors involved in the process. With the purpose of minimizing this distance, an Educational Product in the form of a book was developed for students who are still attending High School, pointing out the possible challenges they will face when they become freshmen, and how to develop the job of being a student.
Ethnomethodology;Teaching and Learning Calculus;Differential and Integral Calculus;Transition from High School to University
1
110
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Lucélia Oliveira de Souza.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANETE ZUCHI SIPLE Docente - COLABORADOR
TANIA BAIER Participante Externo
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CÁLCULO PARA INICIANTES: OS DESAFIOS DO FUTURO CALOURO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer