• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
LETRAMENTO AUDIOVISUAL
MARCIO TADEU DA COSTA
DISSERTAÇÃO
03/12/2021

O Letramento Audiovisual é a condição da linguagem audiovisual de significar os códigos que a constituem, nos seus contextos de circulação. Contido nos Letramentos Múltiplos que comportam todos os processos de significações, ligados ao desenvolvimento tecnológico e a diversidade cultural e as variadas formas de comunicação. Como tem característica bifronte também identifica a possibilidade de fruição e apreciação de produtos que utilizam esta linguagem. Seu método é qualitativo em que os resultados são interpretados pelo pesquisador. Seu objetivo é construir e avaliar o impacto do Produto Educacional (websérie) no desenvolvimento do Letramento Audiovisual, tendo como situações particulares a identificação do estágio atual do letramento de participantes do ambiente educacional e de outros ambientes; a análise da compreensão dos códigos da linguagem audiovisual, após a ação do Produto Educacional; e o minuciamento do impacto do produto audiovisual nos níveis do Letramento Audiovisual. O trabalho propôs um constructo de classificação de estágios de Letramento Audiovisual e apresentou um sistema de avaliação diagnóstica que identifica o estágio de letramento em que se encontra o participante da pesquisa. Essa identificação foi essencial para a análise da compreensão dos códigos linguísticos apresentados após o participante assistir a websérie (Produto Educacional). Esta análise foi positiva demonstrando a eficácia do Produto Educacional, tanto em grupo de educadores, como no público geral. A pesquisa também apurou o impacto da websérie nos grupos formados a partir do estágio inicial identificado – decodificação dos códigos, compreensão estratégica dos códigos e interação dos códigos. Para a construção da websérie, propôs-se a sistematização da linguagem audiovisual, tendo a linguagem cinematográfica como base, onde aliou-se conhecimentos da linguística e da cinematografia e dividiu-se estes códigos em três grupos. Estes grupos deram origem ao tipo de análise apresentado na websérie: Análise Audiovisual dos 3E’s - Ética, Estética e Estrutura (que representam os grupos de códigos: internalização, intencionalidade da significação e construção do produto audiovisual. A conclusão do trabalho aponta a eficácia do Produto Educacional no desenvolvimento do Letramento Audiovisual.

Letramento Audiovisual;Linguagem Audiovisual;Websérie
Audiovisual Literacy is the condition of audiovisual language to signify the codes that constitute it, in their contexts of circulation. Contained in the Multiple Literacy that encompass all the processes of meaning, linked to technological development and cultural diversity and various forms of communication. As it has a bifrontal characteristic, it also identifies the possibility of enjoying and appreciating products that use this language. Its method is qualitative in which the results are interpreted by the researcher. Its objective is to build and evaluate the impact of the Educational Product (webseries) on the development of Audiovisual Literacy., having as particular situations the identification of the current stage of literacy of participants in the educational environment and other environments; the analysis of the understanding of the audiovisual language codes, after the action of the Educational Product; and the detailing of the impact of the audiovisual product on the levels of Audiovisual Literacy. The work proposed a classification construct of Audiovisual Literacy stages and presented a diagnostic evaluation system that identifies the literacy stage in which the research participant is. This identification was essential for analyzing the understanding of the linguistic codes presented after the participant watched the web series (Educational Product). This analysis was positive, demonstrating the effectiveness of the Educational Product, both in a group of educators and in the general public. The research also investigated the impact of the webséries on groups formed from the initial stage identified – code decoding, strategic understanding of codes and code interaction. For the construction of the webséries, it was proposed the systematization of the audiovisual language, having the cinematographic language as a basis, which combined knowledge of linguistics and cinematography and divided these codes into three groups. These groups gave rise to the type of analysis presented in the web series: Audiovisual Analysis of 3E's - Ethics, Aesthetics and Structure (which represent the code groups: internalization, meaning intentionality and construction of the audiovisual product. The conclusion of the work points to the effectiveness of the Product Educational in the development of Audiovisual Literacy.
Audiovisual Literacy;Audiovisual Language;Websérie
1
122
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Marcio Tadeu da Costa.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RAFAEL GUE MARTINI Participante Externo
SONIA CRISTINA SOARES DIAS VERMELHO Participante Externo
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
WEBSÉRIE ANÁLISE DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DOS TRÊS E'S – ÉTICA, ESTÉTICA E ESTRUTURA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer