• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Saberes docentes e ensino de Geografia: proposta metodológica de aprendizagens geográficas baseadas em situações problemas no Ensino Fundamental II
MARIANA PRICILIA DE ASSIS
DISSERTAÇÃO
20/05/2021

Esta pesquisa buscou compreender quais saberes docentes são construídos pelo professor de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e como esses saberes podem articular-se à elaboração de propostas pedagógicas que visem aprendizagens geográficas significativas. O caminho metodológico da pesquisa é embasado na investigação epistemológica sobre aprendizagem e saberes docentes, à luz dos seguintes autores: Campos (2007), Freire (1987, 1996) Pimenta (1999, 2009), Macedo (2018), Moreira (2011) e Tardif (1999, 2011). A pesquisa é de cunho participativo e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionários, aplicados em espaço interativo virtual, pela plataforma Google Meet. Desse modo, ao longo da trajetória de pesquisa, foram realizadas oficinas pedagógicas com o professor de Geografia e com os estudantes, cujo intuito foi apresentar os saberes docentes investigados por Tardif (1999, 2011), aplicando-os à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Após a realização das oficinas, foi feita a análise dos dados extraídos das respostas dos sujeitos que participaram da ação, conforme a perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (1977). Foi possível, então, evidenciar os tipos de saberes construídos pelo professor durante o exercício da prática docente, assim identificados: saberes escolares, saberes experienciais, saberes da formação, saberes pedagógicos, saberes curriculares e geográficos, como subsídios para o professor desenvolver a sua prática docente nas aulas de geografia. Nesse sentido, verificou-se a predominância do reconhecimento dos saberes mobilizados pelo professor em situações diversas, no entendimento da sala de aula como um ambiente de constante construção, desconstrução e ampliação dos saberes. A aplicação da metodologia de Aprendizagens Geográficas Baseadas em Situações Problemas possibilitou apresentar aos estudantes os saberes geográficos de forma contextualizada, sendo que as abordagens geográficas inseridas na narrativa aplicada permitiram aos estudantes uma postura investigativa e crítica para a resolução das problemáticas propostas. Enfim, constatou-se, nessa trajetória de pesquisa, que as situações problemas intensificaram o desenvolvimento das aprendizagens geográficas significativas, uma vez que os sujeitos que participaram da sua aplicação conseguiram resolver cada questionamento e identificaram os saberes geográficos propostos na narrativa, possibilitando-se assim, aos educandos, desenvolverem uma reflexão crítica sobre os saberes geográficos.

saberes docentes;saberes pedagógicos;aprendizagem geográfica;situações problemas;aprendizagem significativa.
This research sought to understand which teaching knowledge is constructed by the Geography teacher in the final years of Elementary School and how this knowledge can be linked to the elaboration of pedagogical proposals aimed at relevant geographic learning. The methodological path of the research is based on the epistemological investigation about teaching learning and knowledge, in the light of the following authors: Campos (2007), Freire (1987, 1996) Pimenta (1999, 2009), Macedo (2018), Moreira (2011) and Tardif (1999, 2011). The research is of a participant nature and the instruments used for data collection were the semistructured interview and questionnaires, science in a virtual interactive space, by the Google Meet platform. Thus, throughout the research trajectory, pedagogical workshops were held with the Geography teacher and with the students, whose aim was to present the teaching knowledge investigated by Tardif (1999, 2011), applying the Problem-Based Learning (PBL) methodology. After the workshops were carried out, an analysis of the data extracted from the responses of the subjects who participated in the action was carried out, according to the perspective of content analysis by Bardin (1977). It was then possible to highlight the types of knowledge constructed by the teacher during the exercise of teaching practice, identified as follows: school knowledge, experiential knowledge, training knowledge, pedagogical knowledge, curricular and geographic knowledge, as subsidies for the teacher to develop their practice teacher in geography classes. In this sense, there was a predominance of recognition of knowledge mobilized by the teacher in different situations, in the understanding of the classroom as an environment of constant construction, deconstruction and expansion of knowledge. The application of the methodology of Geographic Learning Based on Problem Situations made it possible to present to students the geographic knowledge in a contextualized way, and the geographic approaches inserted in the applied narrative allowed students an investigative and critical posture to solve the proposed problems. Finally, it was found, in this research trajectory, that the problem hypotheses intensified the development of relevant geographic learning, since the subjects who participated in its application managed to resolve each question and identified the geographic knowledge proposed in the narrative, thus enabling, to the students, to develop a critical reflection on geographic knowledge.
teaching knowledge;experiential knowledge;pedagogical knowledge;geographic learning;problem situations;meaningful learning
1
181
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mariana Pricilia de Assis.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer