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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA
CARLA MAY CAUST
DISSERTAÇÃO
23/12/2021

A adolescência é uma fase da vida marcada por mudanças físicas e emocionais em nossa cultura, no bojo dessas mudanças estão as que envolvem a sexualidade. Nos educamos sexualmente o tempo todo, seja através do diálogo aberto e direto ou mesmo através do silêncio, por isso, a importância de identificar a educação sexual que realizamos. Para tal é necessário refletir sobre “Como os adolescentes querem falar sobre sexualidade em diferentes espaços educacionais?”. A partir dessa indagação, objetivamos nessa pesquisa “Investigar junto às/aos adolescentes temáticas afetas à sexualidade propondo rodas de conversa como ações pedagógicas de educação sexual em diferentes espaços educacionais” e a partir disso elaboramos um produto educacional para auxiliar outros educadores a desenvolverem ações para trabalhar educação sexual em diferentes espaços educacionais. Os fundamentos teóricos apoiamse em Figueiró (1999, 2001, 2006 e 2007), Maia (2014), Nunes (1996, 2002 e 2005), Damiani (2003), Melo e Pocovi (2002), Werebe (1998) e o próprio Parâmetro Curricular Nacional (1998). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A metodologia da pesquisa apresenta a análise do questionário aplicado com os/as adolescentes, que mostram-se preocupados com a educação sexual que estão recebendo. Em seguida são apresentados os encontros das rodas de conversa feitas com esses adolescentes. As rodas de conversa abriram espaços para diálogos abertos sem preconceitos ou descriminações. Nelas os/as adolescentes puderam falar sobre os temas definidos no questionário e debater de forma transparente esses temas, além de terem a oportunidade de dizer como gostariam que fosse a educação sexual que é ofertada a eles/as. Os resultados apontam a necessidade de espaços em que o diálogo sobre sexualidade seja efetivo, sem achismos, preconceitos ou descriminações. Contudo considera-se que a educação sexual precisa ser intencional para que se torne efetiva, de forma a oferecer espaços em que os/as adolescentes possam trabalhar ações pedagógicas sobre sexualidade, afinal os/as adolescentes querem falar sobre sexualidade de forma aberta, clara, transparente e didática, através do diálogo intencional e direcionado ao que querem saber e ao que vivem.

Sexualidade;Educação Sexual;Adolescência
Adolescence is a phase of life marked by physical and emotional changes in our culture, and among these changes are those involving sexuality. We educate ourselves sexually all the time, whether through open and direct dialogue or even through silence, thus the importance of identifying the sexual education we carry out. To this end, it is necessary to reflect on "How do adolescents want to talk about sexuality in different educational spaces?" Based on this question, our objective in this research is to "Investigate, together with adolescents, themes related to sexuality by proposing conversation rounds as pedagogical actions of sexual education in different educational spaces", and, based on this, to elaborate an educational product to help other educators to develop actions to work with sexual education in different educational spaces. The theoretical foundations are supported by Figueiró (1999, 2001, 2006 and 2007), Maia (2014), Nunes (1996, 2002 and 2005), Damiani (2003), Melo e Pocovi (2002), Werebe (1998) and the National Curricular Parameter (1998). This research has a qualitative exploratory approach. The methodology of the research presents the analysis of the questionnaire applied to the adolescents, who show concern with the sexual education they are receiving. Next, the meetings of the conversation rounds with these adolescents are presented. The conversations opened spaces for open dialogs without prejudice or discrimination. In them, the adolescents were able to talk about the themes defined in the questionnaire and discuss these themes in a transparent way, besides having the opportunity to say how they would like the sexual education offered to them to be. The results point to the need for spaces where the dialog about sexuality can be effective, without prejudice or discrimination. However, it is considered that sex education needs to be intentional in order to become effective, so as to offer spaces in which adolescents can work on pedagogical actions about sexuality. After all, adolescents want to talk about sexuality in an open, clear, transparent and didactic manner, through intentional dialog directed at what they want to know and what they live.
Sexuality;Sexual Education;Adolescence
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Carla May Caust.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS E DEMANDAS EDUCATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores

Banca Examinadora

FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE
CARLA DIACUI MEDEIROS BERKENBROCK Docente - PERMANENTE
MARCIA DE FREITAS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Bolsas de Estudo da Educação Superior - UNIEDU 14

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO SUBSÍDIO À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO SEXUAL COM ADOLESCENTES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
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