• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
HISTÓRIA (41001010004P5)
O cinema interseccional de Adélia Sampaio
BARBARA BROGNOLI DONINI
DISSERTAÇÃO
17/12/2021

Nesta dissertação procuro compreender a complexidade da obra da cineasta Adelia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa metragem de ficção no Brasil, a partir de três movimentos cinematográficos: Cinema de Mulheres, Cinema Lésbico e Cinema Negro. Esses três movimentos, que se dão a partir da década de 1970 no Brasil, são contestadores de uma ordem hegemônica masculina, heterossexual e branca, e buscaram novas formas de representações que escapassem àquelas construídas através de ideais da branquitude e da heteronormatividade compulsória. Para isso, serão analisados filmes produzidos em contexto nacional, que foram enquadrados em um dos movimentos cinematográficos estudados. O longa-metragem de Adelia Sampaio, Amor Maldito, foi um marco para esses movimentos, mesmo não sendo reconhecido pela historiografia como tal. Sua obra, por unir esses três movimentos, deve ser considerada como parte construtora de um cinema interseccional, feito por uma cineasta negra e mulher, sendo protagonizada por um casal lésbico. Amor Maldito une os três movimentos cinematográficos já citados em um só, interligando-os de maneira complexa, artística e política.

Cinema Negro, Cinema Lésbico, Adelia Sampaio
In this dissertation I seek to understand the complexity of the work of filmmaker Adelia Sampaio, the first black woman to direct a feature film in Brazil, based on three cinematographic movements: Women's Cinema, Lesbian Cinema and Black Cinema. These three movements, which took place from the 1970s onwards in Brazil, are contestants of a male, heterosexual and white hegemonic order, and sought new forms of representations that escaped those constructed through the ideals of whiteness and compulsory heteronormativity. For this, films produced in a national context, which were framed in one of the studied cinematographic movements, will be analyzed. Adelia Sampaio's feature film Amor Maldito was a milestone for these movements, even though it is not recognized by historiography as such. Her work, for uniting these three movements, should be considered as part of the construction of an intersectional cinema, made by a black filmmaker and a woman, starring a lesbian couple. Amor Maldito unites the three aforementioned cinematographic movements into one, interconnecting them in a complex and artistic way.
Cinema, intersectionality, Adelia Sampaio
Único
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
DONINI B_Dissertação pronta.pdf

Contexto

História Global
HISTÓRIAS ENTRECRUZADAS DE SUBJETIVIDADES, GÊNERO E PODER
-

Banca Examinadora

CRISTINA SCHEIBE WOLFF
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MORGANI GUZZO Participante Externo
CRISTINA SCHEIBE WOLFF Docente - PERMANENTE
ANA MARIA VEIGA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer