• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E A METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
RENATA CUSTODIO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
31/05/2021

Com o intuito de contribuir para um ensino de Química orgânica que assenta o aluno como protagonista da própria aprendizagem, essa pesquisa apresenta uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), planejada conforme os oito passos propostos por Moreira (2011a) para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, enfatizando também a metacognição com vista a favorecer a autorregulação da aprendizagem. O objetivo consiste em desenvolver e implementar uma UEPS sobre hidrocarbonetos e funções orgânicas oxigenadas utilizando metodologias ativas como ferramentas didáticas e analisar o desenvolvimento da aprendizagem significativa e de habilidades metacognitivas. Em termos metodológicos, tratase de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa por possibilitar o contato com o objeto de estudo e a análise do processo de aprendizagem, caracterização e percepção dos estudantes através de instrumentos como questionários, diário de bordo e mapas conceituais. O públicoalvo dessa pesquisa são alunos do terceiro ano do ensino médio, pois o ensino de Química orgânica é abordado no referido ano. Posto isto, o ensino de Química orgânica é proposto, nesse estudo, por meio de uma sequência de ensino que envolve o uso de metodologias ativas como forma de aproximar os conceitos científicos do cotidiano propiciando a percepção da Química no dia a dia e estimulando o desenvolvimento de hipóteses e construção do conhecimento pelo aluno. Para tanto, foram utilizadas estratégias metodológicas envolvendo a resolução de questões problemas, atividades experimentais investigativas, aulas expositivas dialogadas e dinâmica com produtos do cotidiano. Os resultados obtidos apontaram que as atividades desenvolvidas ao longo da UEPS contribuíram para a construção e ressignificação do conhecimento, comprovando a eficácia dos mapas conceituais em identificar e avaliar a aprendizagem significativa. Além disso, também se constatou, por meio da análise dos questionários, indícios de desenvolvimento de habilidades metacognitivas em vista dos elementos evocados pelos participantes, sobretudo no segundo momento no qual foi trabalhado a atividade experimental investigativa. Por conseguinte, a análise da avaliação da UEPS pelos participantes também apontou resultados satisfatórios. Diante do exposto, é possível concluir que a UEPS além de cumprir com os objetivos almejados, constituiu uma proposta de ensino eficaz para o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo do aluno, podendo servir de base para construção de outras pesquisas que dialogam sobre o uso de metodologias ativas como forma de estimular a autorregulação do conhecimento e contraposição do ensino mecânico.

Aprendizagem significativa;Metacognição;Mapa conceitual
In order to contribute to a teaching of organic chemistry that is based on the student as the protagonist of the learning itself, this research presents a proposal for a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), planned according to the eight steps proposed by Moreira (2011a) for the development of meaningful learning, also emphasizing metacognition in order to favor selfregulation of learning. The objective is to develop and implement a UEPS on hydrocarbons and oxygenated organic functions using active methodologies as teaching tools and to analyze the development of meaningful learning and metacognitive skills. In methodological terms, this is an action-research of a qualitative nature, since it enables contact with the object of study and analysis of the learning process, characterization, and perception of students through instruments such as questionnaires, logbook and concept maps. The target audience of this research are students of the third year of high school, because the teaching of Organic Chemistry is addressed in that year. That said, the teaching of organic chemistry is proposed, in this study, by means of a teaching sequence that involves the use of active methodologies as a way to bring the scientific concepts of everyday life propitiating the perception of Chemistry in everyday life and stimulating the development of hypotheses and construction of knowledge by pupil. To this end, methodological strategies involving the resolution of problems, investigative experimental activities, lectures and dynamics with everyday products were used. The results showed that the activities developed throughout the UEPS contributed to the construction and resignification of knowledge, proving the effectiveness of conceptual maps in identifying and evaluating significant learning. In addition, it was also found, through the analysis of the questionnaires, evidence of the development of metacognitive abilities in view of the elements evoked by the participants, especially in the second moment in which the investigative experimental activity was worked. Therefore, the analysis of the evaluation of the UEPS by the participants also showed satisfactory results. In view of the above, it is possible to conclude that the UEPS, in addition to meeting the desired objectives, was an effective teaching proposal for the cognitive and metacognitive development of the student, may serve as a basis for the construction of other researches that discuss the use of active methodologies as a way to stimulate the self-regulation of knowledge and contraposition of mechanical teaching.
Meaningful learning;Metacognition;Mapa conceptual
1
122
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 - Dissertação final com ficha catalográfica.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEONARDO ALCANTARA ALVES Participante Externo
Miguel Angel Queiruga Dios Participante Externo
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer