• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EDUCAÇÃO INFANTIL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
JAYNE CRISTINA FRANCO DE AQUINO
DISSERTAÇÃO
26/07/2021

As constantes mudanças emanadas do contexto digital impuseram alterações nas principais ações do cotidiano e, não obstante, suscitaram novos desafios ao processo de ensino e aprendizagem, mormente, nas instituições de Educação Infantil. De forma contundente, as crianças que hoje integram o corpo discente das escolas possuem vivência digital que as difere daquelas para as quais o sistema educacional foi criado. Inserir tecnologias digitais, de forma específica dispositivos móveis e aplicativos educacionais no contexto da Educação Infantil, se constitui parte da função pedagógica das escolas, haja vista as prerrogativas de se trabalhar os saberes e experiências das crianças. Nesse sentido, a presente pesquisa, que teve como objetivo geral analisar possibilidades pedagógicas de aplicativos e dispositivos móveis na mediação do ensino e aprendizagem na Educação Infantil, utilizou como campo de investigação as instituições que atendem creches e pré-escolas no município de São Miguel, Estado do RN. Como percurso metodológico, utilizamos a abordagem de natureza mista – qualitativa e quantitativa, com recurso à técnica de estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados, nos apoiamos na aplicação de questionário a quarenta e cinco docentes do município. A análise dos dados, suportada na técnica da estatística descritiva, permitiu aprofundar o estudo inerente à nossa unidade de análise – formação na área tecnológica, conhecimento de apps voltados ao público infantil e à frequência de sua utilização no espaço escolar. Os resultados evidenciam que os professores, em sua maioria, utilizam ferramentas digitais em diferentes contextos e reconhecem os benefícios das tecnologias associados tanto ao processo de ensino quanto ao de aprendizagem percebidos na: diversificação metodológica; interação professor-aluno; interação e criatividade; motivação e estímulo à superação de desafios; e raciocínio lógico e concentração. Como desafios à inserção tecnológica, alguns condicionantes foram demarcados, sendo: formação docente limitada na área tecnológica – em nível técnico e pedagógico; poucos recursos tecnológicos existentes nas instituições; falta de infraestrutura; desconhecimento de apps voltados ao público infantil; e ausência de um trabalho direcionado à inclusão digital no Projeto Político Pedagógico das escolas. Para tanto, a alusão ao uso de apps e a dispositivos móveis, embora esporádica, demostrou iniciativas de inovação metodológica mediadas por tecnologias. Em conclusão, notou-se que a formação docente emerge de forma preponderante, tanto a nível de problema quanto de solução. Embora os professores reconheçam a importância das tecnologias nessa etapa de ensino e demonstrem tentativas de inserção tecnológica, o desconhecimento de apps voltados ao público infantil ou adaptados a essa realidade se tornou fator evidente entre o público pesquisado. Constatou-se, ainda, a discrepância entre os documentos que regem a educação infantil (DCNEI; BNCC) e os documentos internos das instituições (PPP) no que se refere à inserção da educação tecnológica nos espaços da Educação Infantil.

Educação Infantil;Tecnologias Educativas;Dispositivos móveis;Aplicativo Educacional.
The constant changes resulting from the digital context have imposed changes on the main actions of everyday life, but, nevertheless, they have brought new challenges to the teaching and learning process, especially in institutions of Early Childhood Education. Decisively, children that are today, part of the student body in schools have a digital experience that differs from those for whom the educational system was created. Inserting digital technologies, specifically mobile devices and educational applications in the context of early childhood education, is part of the pedagogical function of schools, given the prerogatives of working with children's knowledge and experiences. For that matter, the present research, which had the general objective of analyzing the pedagogical possibilities of applications and mobile devices in the mediation of teaching and learning in Early Childhood Education, used as field of investigation the institutions that attend day care centers and preschools in São Miguel City, RN State. Methodologically, we used an approach of mixed nature - qualitative and quantitative; and as a resource, the case study technique and bibliographic research. As an instrument for data collection, we supplied a questionnaire to forty-five teachers who work in the aforementioned city. The data analysis, supported by the descriptive statistics technique, allowed us to deepen the study inherent to our unit of analysis - training in technology, knowledge of apps aimed at children, and the frequency of their use in the school space. The results show that most teachers use digital tools in different contexts and they recognize the benefits of technologies associated with both the teaching and learning processes, as perceived in methodological diversification; teacher-student interaction; interaction and creativity; motivation and stimulus to overcome challenges; and logical thinking and concentration. As challenges to the technological insertion, some conditioning factors were identified. Such as: limited teacher training in the technological area - on a technical and pedagogical level; few existing technological resources in the schools, lack of infrastructure, lack of knowledge about the apps aimed at the child audience, and the absence of work directed to digital inclusion in the schools' Pedagogical Policy Project. For this purpose, the allusion to the use of apps and mobile devices, even if sporadically, demonstrated initiatives of methodological innovation mediated by technologies. In conclusion, it was noted that teacher training emerges preponderantly, both as a problem and as a solution. Although teachers recognize the importance of technologies at this stage of education and demonstrate attempts at technological insertion, the lack of knowledge of apps aimed at the children or adapted to this reality became an evident factor among the teachers surveyed. We also found a discrepancy between the documents that govern early childhood education (DCNEI; BNCC) and the internal documents of the institutions (PPP) regarding the insertion of technological education in the spaces of Early Childhood Education.
Early Childhood Education;Educational Technologies;Mobile Devices;Educational Application
1
223
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_JAYNE_AQUINO_PPGE_UERN.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

LUIS MIGUEL DIAS CAETANO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
LUIS MIGUEL DIAS CAETANO Docente - COLABORADOR
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer